Ninfas - Conceito, o que é, Significado

Na mitologia grega existiam algumas divindades inferiores conhecidas como ninfas. Trata-se de seres do sexo feminino que se encontra em um nível intermediário entre os humanos e os Deuses.

Ao longo da história da arte sempre foram representadas como donzelas nuas ou seminuas associadas à natureza. Eram idolatradas nos santuários gregos e recebiam oferendas e presentes dos humanos.

Aliadas dos Deuses e protetoras dos humanos

Segundo os relatos mitológicos, especialmente de Homero e Hesíodo, eram filhas de Zeus e estavam integradas ao Olimpo dos Deuses. Estas divindades não são imortais, mesmo assim não envelhecem nem ficam doentes. Quando se unem a certos Deuses dão à luz a seres imortais.

As ninfas se parecem com fadas, pois uma de suas funções é vigiar o destino dos seres humanos. Elas se dedicam a tecer, a cuidar das flores e a dançar ao redor da Artemisa, a Deusa da caça e da virgindade. Também acompanham outros Deuses, como Apolo e Dionísio.

Normalmente estas mulheres estão associadas a um lugar específico, por exemplo, um riacho, uma fonte, uma gruta ou montanha.

As ninfas são protetores da natureza e transformam algum aspecto particular do mundo natural

Em alguns casos, elas se dedicam a proteger uma localidade ou um grupo étnico específico. Neste sentido, alguns reis se casavam com uma delas a fim de dar prestígio ao seu reinado e a sua geração.

Suas vidas nunca foram prazerosas, uma vez que eram perseguidas pelos sátiros, criaturas (metade homem, metade animal) com patas e chifre de carneiro que queriam manter relações sexuais com elas. As ninfas odiavam os sátiros. Quando eles se aproximavam elas se transformavam em água para escapar. No entanto, estas divindades femininas se sentiam atraídas pelos humanos e podiam se apaixonar. A ninfa Calipso se apaixonou por Ulisses e os dois viveram juntos durante sete anos, conforme relata Homero na Odisseia.

As nereidas eram ninfas que habitavam o Mar Mediterrâneo

Estas deidades eram filhas do Deus Nereu e da Deusa Dóris. São garotas bem sensuais e algumas delas têm a parte inferior do seu corpo em forma de peixe. Com o tempo, as histórias das nereidas se juntaram com os contos das sereias e, desta maneira, se formou a personagem sereia, conhecida até hoje.

Embora as nereidas habitem as profundezas do mar, em certas ocasiões elas saem à superfície para ajudar os navegantes que precisam. Entre as mais conhecidas se destacam Galateia e Tétis.

Imagem: Fotolia. marbenzu

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: