O triângulo é um tipo de polígono cujo traço diferencial é estar formado por três lados. Um triângulo é construído ao unir três retas, que são os lados desta figura geométrica, no entanto, os lados mencionados se encontram em pontos denominados vértices.
As partes mencionadas que apresentam o triângulo, ou seja, lados, vértices e ângulos internos, estão sempre presentes em um triângulo e são condições essenciais deste corpo geométrico.
Esta última propõe os seguintes tipos: retângulo (tem um ângulo interno reto que determina dois lados chamados catetos, sendo o terceiro lado conhecido como hipotenusa), acutângulo (os três ângulos internos são agudos, ou seja, medem menos de 90 °) e obtusângulo (apenas um de seus ângulos é obtuso, isto é, mede mais de 90 °).
O triângulo escaleno, também chamado de triângulo desigual, caracteriza-se por todos os seus lados terem extensões diferentes. Em nenhum triângulo deste tipo há dois ângulos que dispõe da medida. Portanto, neste ângulo não há ângulos nem lados idênticos.
E o triângulo isósceles, que apresenta apenas dois lados com a mesma extensão, no entanto, os ângulos opostos aos lados apresentam a mesma medida.
Imagens: Fotolia. designua
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (set., 2018). Conceito de Triângulo Escaleno. Em https://conceitos.com/triangulo-escaleno/. São Paulo, Brasil.