Conceito » Psicologia » Transtorno de Angústia

Transtorno de Angústia - Conceito, o que é, Significado

O transtorno de angústia muitas vezes vem acompanhado de ansiedade, uma crise de angústia que afeta as percepções físicas que de certo modo são similares às dores no coração. No entanto, existe uma grande diferença entre uma crise de angústia e um ataque cardíaco. A crise de angústia pode durar vários minutos, onde o protagonista percebe uma sensação de perigo dentro de uma realidade que não consegue controlar. Então, quais são os sintomas físicos que acompanham uma crise de angústia?

Sintomas do transtorno de angústia

Este transtorno causa dor no peito e dificuldade para respirar como consequência de uma sensação de asfixia e falta de ar, além de tonturas e enjoo que trazem instabilidade. A crise de angústia pode ser definida como um medo da morte imediata, ou seja, uma vivência real e presente de estar em perigo e correr riscos.

Geralmente o paciente vai ao médico quando sofre uma crise de angústia, assim, ele procura um posto de saúde com a preocupação de sofrer um ataque cardíaco. Primeiramente, os médicos realizam os exames pertinentes para descartar qualquer tipo de mal-estar orgânico. Geralmente, a superação de um transtorno de angústia envolve uma combinação de terapia psicológica centrada na palavra como poder curativo, desta forma, as palavras são colocadas nestes medos internos e desenvolvem novas formas de ação através de tratamento com antidepressivos.

Muitas vezes, as pessoas que sentem ansiedade e angústia tendem a evitar aquelas situações que lhe trazem preocupação. No entanto, a terapia é focada em capacitar o paciente para enfrentar essas situações no lugar de evitá-las.

A crise de angústia também recebe o nome de transtorno do pânico

O estresse emocional é tão forte que produz um esgotamento físico em forma de sensações desagradáveis, como náuseas ou arrepios. Quando uma pessoa chega a esse ponto não raciocina mais com normalidade, uma vez que fica totalmente transtornada pela tensão da angústia, produzindo um golpe de irrealidade. A pessoa sofre um temor crônico quando vive este tipo de acontecimento e sente preocupação constante com esse assunto. Assim sente que não pode controlar o que acontece.

Como curar o transtorno

O transtorno de angústia pode afetar qualquer ser humano na idade adulta, no entanto, tal distúrbio ocorre com mais frequência nas mulheres. O paciente é um agente de mudança importante para enfrentar esta situação. Mudar os pensamentos e melhorar o controle da respiração. Tudo isso é aprendido no contexto de uma terapia psicológica totalmente personalizada.

Imagem: Fotolia. 593

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: