A atenção é a capacidade que tem uma pessoa de dar atenção a um ponto que requer concentração, ou seja, implica um alto grau de atenção para captar toda a informação pertinente a um assunto específico. Entretanto, apesar da capacidade de atenção racional consciente ser simplesmente humana, na realidade, cada ser humano também é afetado por circunstâncias particulares e pessoais.
Por isso, em certas ocasiões, é possível falar de déficit de atenção como um transtorno que mostra as dificuldades de uma pessoa em focar sua atenção durante muito tempo em um assunto ou algo específico. O transtorno de déficit de atenção mostra as dificuldades de uma pessoa na educação, por exemplo, há crianças na escola que mostram dificuldade de acompanhar o ritmo das outras crianças. Nesse caso, estabelecer um rápido diagnóstico do transtorno de déficit de atenção é um ponto importante para poder estabelecer um tratamento adequado que ajude a criança a melhorar.
As pessoas com déficit de atenção têm dificuldades em seu dia a dia para concentrar-se nos detalhes, desta forma, não captam certos nuances, se confundem e esquecem facilmente. As pessoas com déficit de atenção apresentam dificuldade para compreender certas instruções, ou seja, apresentam dificuldade em assimilar as regras.
Diagnosticar a tempo um déficit de atenção é importante para entender o comportamento de uma criança sem julgá-la de forma equivocada, uma vez que sua atitude tenha uma causa concreta. As pessoas com déficit de atenção também apresentam dificuldade em terminar as tarefas.
Quem julga de forma equivocada o comportamento e as atitudes de uma pessoa com déficit de atenção pode interpretar de forma distorcida seu comportamento. Por exemplo, uma pessoa pode passar a impressão de que não entende o que se diz, quando na realidade, tem problemas em focar sua atenção na mensagem que lhe foi passada.
Os professores e os pais têm grande responsabilidade para ajudar uma criança que sofre de déficit de atenção em sua aprendizagem com o assessoramento de profissionais especialistas que podem indicar um tratamento específico e adequado para cada criança. Este transtorno pode ser apenas diagnosticado por um especialista. Assim, o déficit de atenção mostra a ausência de algo que é considerado necessário para um bom funcionamento.
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (out., 2014). Conceito de Déficit de Atenção. Em https://conceitos.com/deficit-de-atencao/. São Paulo, Brasil.