Conceito » Tântrico

Tântrico - Conceito, o que é, Significado

O tantra é uma via espiritual destinada à transformação interior do ser humano. Trata-se de um pensamento filosófico com 400 anos de história, que provém da Índia e se encontra estreitamente vinculado ao hinduísmo e ao budismo.

A ideia fundamental do tantra se inspira pela busca do prazer através do corpo

Para fazer isso, considera-se que o masculino e o feminino têm suas próprias energias vitais. Isto significa que, independentemente do sexo do indivíduo, existem atitudes masculinas e femininas. O masculino é tudo aquilo que expressa um espírito empreendedor e guerreiro, enquanto que o feminino se manifesta através da suavidade, da ternura e da capacidade de contenção.

Ambas as atitudes são encontradas em homens e mulheres. O papel do tantra é atrair o mundo masculino e feminino ao interior da alma humana, no sentido de alcançar uma conexão completa com todo o universo. Para atingir esta dimensão de harmonia é necessário estar conectado com o prazer do corpo humano.

O caminho tântrico busca a plena consciência do que fazemos. Portanto, trata-se de encontrar uma conexão espiritual entre o que somos e o que experimentamos. Para isso, o tantra propõe uma série de técnicas pelas quais é possível viver o presente com plena consciência, de modo que a mente não se disperse em outros ideais, mas se concentre exclusivamente na vivência do momento presente.

A partir da abordagem tântrica, pretende-se comer, fazer sexo e viver alguma experiência com plenitude de consciência.

Massagem tântrica

Esta modalidade de massagem tem um claro sentido erótico e ao mesmo tempo terapêutico, pois através dela você pode experimentar a energia sexual como uma ferramenta para superar distúrbios emocionais e bloqueios físicos.

Relações tântricas

Para o tantra o encontro sexual deve ser entendido como um processo de meditação para alcançar o êxtase. Na relação tântrica não importa o coito e seu correspondente orgasmo, mas sim como se chegar a ele. Em outras palavras, aqueles que praticam o sexo segundo esta disciplina buscam a união entre o espírito e o corpo. A vivência sexual não é puramente genital, pois há outros elementos essenciais que tornam a experiência sexual em algo mais profundo.

Ao praticar o sexo tântrico é necessário realizar uma correta respiração, uns movimentos adequados, uma troca de olhares e sons e, em última análise, uma compreensão física e espiritual entre os parceiros.

Imagem: Fotolia. adrenalinapura

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: