Na Europa, durante a Idade Média, a forma de organização política, social e econômica é conhecida como feudalismo. Este sistema se baseia nas relações de dependência entre um senhor e seu subordinado, o vassalo. Tanto o senhor feudal como vassalo são homens livres que estabelecem um compromisso mútuo.
O senhor feudal é o proprietário de uma terra produtiva e cede a produção a um agricultor que em troca recebe uma parte dos benefícios obtidos. Portanto, entre o senhor e o vassalo ocorre uma relação feudal que envolve uma série de obrigações de ambas as partes.
O senhor deve ceder suas terras ao vassalo para que o mesmo trabalhe nelas e, ao mesmo tempo, cumpra com a obrigação de proteger o senhor militarmente. Neste sentido, o senhor feudal tem seu próprio exército e com ele pode garantir a segurança do seu território.
Por outro lado, o vassalo adquire um compromisso triplo: deve obedecer a seu senhor, trabalhar em suas terras e pagar alguns impostos.
Os grandes senhores normalmente residiam nas cidades e afastados de suas terras. Muitas cidades medievais europeias prosperaram economicamente e comercialmente através da riqueza que os senhores obtinham do trabalho dos seus vassalos.
1) várias epidemias causaram uma diminuição importante da população camponesa e este fenômeno afetou negativamente a arrecadação de impostos por parte do senhor feudal;
2) durante o século XIV houve um aumento da atividade econômica nas cidades e muitos agricultores abandonaram sua atividade dentro do meio rural;
3) havia um crescente mal-estar entre os agricultores, pois exigiam ser os autênticos donos de suas terras e não simples vassalos submetidos a um senhor.
Este tipo de laço entre o senhor feudal e o vassalo é conhecido como uma relação de vassalagem e oficializada através de um ato solene, a cerimônia de homenagem. Nesta cerimônia, o vassalo se ajoelha diante do seu senhor para jurar obediência e fidelidade. Deve-se destacar, por outro lado, que o senhor feudal também deve jurar obediência ao monarca.
O imperador Carlos Magno e seu império Carolíngio teve passagem entre os séculos VI e IX e deu início à tradição feudal. Desta maneira, os monarcas dividiam suas terras ou feudos aos nobres: os senhores feudais. Estes territórios recebiam várias denominações. Se pertencessem a um conde eram condados e se pertencessem a um marquês era uma marca.
Os monarcas dividiam seu território em feudos com o propósito de proteger melhor seus domínios diante de possíveis invasões inimigas. Deve-se ressaltar que nos primeiros séculos da Idade Média, a Europa cristã se encontrava ameaçada pelos árabes ao sul e pelos povos eslavos ou Império Otomano no leste.
Imagem: Fotolia. ungvar
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (mar., 2017). Conceito de Senhor Feudal. Em https://conceitos.com/senhor-feudal/. São Paulo, Brasil.