Obrigações - Conceito, o que é, Significado

Parents Reading to Laughing BoyA vida da gente não é apenas uma brincadeira, o processo de maturidade faz com que as pessoas assumam certas responsabilidades e obrigações que fazem parte da existência. Por exemplo, o trabalho é um compromisso que todo cidadão assume de forma responsável no cumprimento do seu dever. Enquanto as crianças se divertem e vivem longe das obrigações, os adultos sentem o peso das obrigações e dos deveres que a vida impõe.

Em outras palavras, a obrigação é uma atividade que a pessoa se compromete a fazer e em caso do não cumprimento, a mesma se vê obrigada a dar explicações que justifiquem a questão. Por exemplo, no caso de não poder comparecer em uma reunião de negócios, é fundamental informar previamente a causa dessa ausência. As obrigações e a capacidade de cumprir com as responsabilidades mostram o grau de seriedade de uma pessoa.

Toda obrigação deve ajustar-se a uma norma, ou seja, a um parâmetro moral específico. A obrigação está relacionada aos valores e a ética de uma pessoa, como também está associada ao trabalho, ao esforço e ao compromisso de cumprir com um propósito.

A obrigação surge da liberdade, ou seja, uma pessoa decide que quer assumir um compromisso de forma livre. Qualquer opção que se toma na vida inclui naturalmente suas obrigações. Por exemplo, a maternidade aborda uma série de obrigações que uma pessoa solteira não tem, uma vez que cuidar de um filho envolve um gesto de muito amor e responsabilidade. Do mesmo modo que as pessoas solteiras não têm as mesmas obrigações que as pessoas casadas em seus relacionamentos.

Todo ser humano tem direitos e deveres, ou melhor, tem obrigações a cumprir. Assumir um compromisso significa não deixar o dever de lado. Por exemplo, uma pessoa que acorda muito cedo para ir ao trabalho pode sentir preguiça nesse momento, entretanto, ela renuncia esse desejo de dormir durante mais tempo para cumprir com seu trabalho de forma profissional e responsável. O certo é que toda pessoa se sente bem consigo mesma quando cumpre com seu dever assumido de forma livre.

Em compensação, as pessoas podem sentir-se um tanto incômodas quando assumem um compromisso sem estar totalmente convencidas.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: