Conceito de Senhor

MR .  BEAN M REINASenhor é um conceito utilizado amplamente em nosso idioma para dirigir-se ou mencionar de forma educada uma pessoa mais velha em sinal de respeito. Normalmente, quando não conhecemos bem e não temos confiança em uma pessoa do sexo masculino, costumamos utilizar um tratamento de cortesia e a chamamos de senhor. Podemos também chamar uma pessoa de senhor simplesmente pelo fato dela ter nome e sobrenome, por exemplo, senhor Mario Peres.

É pouco comum chamar de senhor uma pessoa mais jovem, mesmo não tendo idade determinada para isso. Geralmente, o termo senhor é usado para maiores de 30 anos.

Por outro lado, também usamos o termo senhor nos textos escritos como sinal de formalidade e cortesia a quem dirige o texto, por exemplo, senhor editor, senhor diretor, entre outros.

Vale destacar que, no caso das mulheres, as mesmas condições são aceitas e o termo utilizado passa a ser senhora.

Porém, este não é o único emprego deste termo. Embora seja o mais comum da atualidade, em tempos passados era usado para outras atribuições, como é o caso dos homens de poder ou daqueles que realizaram algum ato heroico.

Ainda mais, senhor era um título de nobreza concedido a quem tinha poder e autoridade sobre determinada terra. A ele era dado um tratamento respeitável e digno por aqueles de escalão social inferior.

O senhorio foi uma instituição medieval muito característica dessa época. Os monarcas eram encarregados de designar os nobres ou sacerdotes que iriam doar terras e escravos para ele. O senhor tinha autoridade absoluta sobre o proprietário e os camponeses que trabalhavam na terra, por muitas vezes, tinham tratamento de escravos.

Após os novos ideais surgidos no século XIX, esta instituição desapareceu.

Referencia autoral

Publicado em out., 2014. Pela equipe Editorial de Conceitos. Disponível em https://conceitos.com/senhor/. São Paulo, Brasil.

Copyright © 2010 - 2022. Conceitos - Informação de Privacidade - Sobre - Contato