Conceito » Cultura » Saudade

Saudade - Conceito, o que é, Significado

A palavra saudade pertence à língua portuguesa e galega e apresenta uma ampla gama de aspectos e ideias. De forma bem simplificada, quer dizer sentir a falta de algo ou alguém. É uma palavra cujo significado e significado profundo não se limitam a uma breve sentença.

Um sentimento intraduzível para outros idiomas

A saudade é um sentimento ou estado emocional complexo, pois tem uma vertente contraditória. Assim, esta emoção é experimentada quando se sente a falta de algo e, ao mesmo tempo, é lembrado com carinho. Este sentimento pode ser experimentado quando se lembra do primeiro amor da juventude, de uma paisagem de infância ou do cheiro da casa dos avós. Inclusive podemos sentir o que nunca existiu.

Saudade e morriña são emoções similares, mas não idênticas. Ambos expressam uma nostalgia por algo ou alguém que pertence ao passado, mas a morriña é mais triste e deprimente (a palavra morriña é originariamente galega, mas usada também entre os falantes de espanhol).

As reflexões sobre este vocábulo provêm de diferentes disciplinas. Para os linguistas, sua etimologia é incerta e há várias hipóteses sobre sua procedência. A partir do campo da antropologia cultural, afirma-se que a presença da cultura celta no território da Galícia poderia explicar a origem deste sentimento.

Do ponto de vista filosófico, a saudade pode ser avaliada como uma emoção associada à angústia existencial e, ao mesmo tempo, expressa um paradoxo: a presença da ausência. Na corrente psicanalítica, afirma-se que a emoção vivenciada possui conexão com o desejo inconsciente de regressar ao seio materno.

Na saudade há uma rede de emoções e ideias. Assim, sentimos nostalgia e uma dose de solidão, uma combinação de alegria e tristeza, melancolia por um tempo que não voltará e a expressão de um caráter introvertido em portugueses e galegos.

Na cidade de Lisboa

A capital de Portugal possui uma homenagem simbólica a esta palavra, já que uma de suas ruas é conhecida como Rua da Saudade. Não é de se estranhar que esta palavra-conceito esteja presente na cidade lusitana, pois tudo o que transmite está relacionado à sua cultura. A saudade está viva na personalidade de seus habitantes, na poesia portuguesa e no fado.

Quem visita Lisboa pode distinguir seu ar melancólico nas suas ruas e nas pessoas. Sobre os portugueses, costuma-se dizer que estão contentes com sua tristeza, que são felizes em sua melancolia. Esta aparente contradição é expressa em uma palavra de difícil tradução: saudade.

Imagem Fotolia: Daga5

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: