A satiromania, também conhecida como satiríase, é a conduta sexual descontrolada que compete aos homens, da mesma forma que ninfomania está focada nas mulheres. Assim, costuma-se dizer quer um homem sofre de satiromania quando está movido pela luxúria, ou seja, com apetite ou desejo sexual intenso e descontrolado.
A mulher que sente desejo incontrolável pelo sexo é conhecida como ninfômana e o termo equivalente aos homens é sátiro.
Do ponto de vista da psicologia, a satiromania é descrita como um transtorno de comportamento. O traço mais característico nos homens é a hipersexualidade, ou seja, uma obsessão pelo sexo que os impulsionas a querer praticar a qualquer momento.
A satiromania é um transtorno da libido (entendendo libido como uma energia sexual). A corrente que mais estudou a libido é a psicanálise e segundo os psicólogos desta escola a libido é uma estratégia presente na dimensão erótica do ser humano, mas também na parte inconsciente da mente.
O desejo descontrolado por algo é conhecido medicamente pela palavra mania e daí vem os termos cleptomania (obsessão por roupar) ou dipsomania (obsessão pelo álcool). Entretanto, nos últimos anos o termo satiromania tem caído em desuso e o que se emprega mais é o termo viciado em sexo. De qualquer forma, a dependência sexual intensa costuma ter relação como o cibersexo, voyeurismo, assédio sexual, consumo de excessivo de pornografia e, definitivamente, uma série de circunstâncias vinculada aos problemas de adaptação social.
Este vocábulo provém da palavra sátiro. Os sátiros eram semideuses da mitologia grega. Tinham aspecto humano, extremidades de cabra e formavam parte do séquito de Dionísio (o Deus do vento e posteriormente símbolo cultural do todo carnal). Segundo os relatos mitológicos, os sátiros tinham um comportamento libidinoso e perseguiam as ninfas pelas florestas com a finalidade de estuprá-las.
Por outro lado, estes seres eram amantes da música e tocavam algum instrumento para seduzir as ninfas. São descritos como seres imortais, de conduta brutal e com grande energia sexual. Em algumas representações artísticas, os sátiros eram representados nus e tocando flauta.
Imagem: Fotolia. Aquir
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (out., 2016). Conceito de Satiromania. Em https://conceitos.com/satiromania/. São Paulo, Brasil.