Reserva Natural - Conceito, o que é, Significado

A reserva natural é um espaço geográfico que tem como finalidade a preservação de diferentes espécies animais e vegetais. Ela começou a proliferar como consequência da sensibilização por parte do homem em relação à proteção da vida silvestre. De fato, a moderna ação da economia e da indústria acarretou em algumas ocasiões. Assim, a tomada de consciência mostra que um ser humano cada vez mais está interligado com a natureza e que deve protegê-la caso queira alcançar ótimas condições de vida. Apesar de ser fundamentalmente um fenômeno próprio dos últimos dois séculos, também é possível encontrar mostras desta experiência na antiguidade, obviamente fundamentadas em outras motivações e expectativas.

As reservas naturais têm sido estabelecidas geralmente pelos governos. Esta circunstância explica o lugar institucional que a vida natural apresenta em nossos dias. Como consequência disto, é comum que em alguns exemplares destas áreas existam homens que por causa de sua força de segurança protejam as extremidades da intervenção de indivíduos com finalidades destrutivas. Alguém pode perguntar quem poderia ter algum tipo de má intenção a ponto de arriscar sua reputação e até mesmo sua vida para ter acesso a esses lugares e provocar barbaridades. O certo é que estas áreas em certas ocasiões guardam espécies vinculadas a algum tipo de valor econômico. Assim, por exemplo, na África, muitas reservas naturais tiveram seus elefantes cobiçados por muito tempo por causa de seus marfins e que atingiram preços exorbitantes no mercado negro.

Hoje em dia, as reservas naturais se estendem por todo mundo como o meio mais eficiente de proteção de espécies em perigo de extinção. Em muitas ocasiões, elas são patrocinadas por órgãos internacionais que veem a importância de uma correta utilização de recursos naturais por parte do homem. De fato, nestas áreas, não são mantidas apenas espécies pelo simples fato de consideração desinteressada. Muitas das espécies vegetais podem conter elementos de utilização em doenças, para alimentação, etc. Seria um enorme problema seu desaparecimento sem uma utilização pertinente para solucionar um problema que o homem possa desenvolver.

Na atualidade, com a exploração indiscriminada dos recursos naturais, a presença de reservas é uma das poucas possibilidades de dar resguardo a espécies que de outra maneira iriam irreversivelmente à extinção.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: