Energia Geotérmica - Conceito, o que é, Significado

A energia geotérmica é obtida a partir da atividade vulcânica ou do movimento das placas terrestres. Destes locais é possível obter água quente perto da superfície e partir daí é possível gerar eletricidade.

A produção de eletricidade é realizada através de uma série de passos:

1) Extração do vapor ou da água quente que provém de uma reserva geométrica situada a cem metros abaixo da superfície terrestre;

2) O vapor chega à superfície por meio de uma turbina conectada a um gerador, da qual converte o vapor em eletricidade;

3) Após o vapor ter passado pela turbina, o mesmo esfria e se transforma em água, reutilizando a reserva geotérmica para que possa ser reiniciado novamente o mesmo ciclo.

A energia geotérmica é aquela que a Terra transmite através de suas camadas internas até a parte mais externa da crosta terrestre

A medida que se aprofunda no interior da crosta terrestre a temperatura da Terra aumenta gradualmente e a manifestação da energia geotérmica é produzida de forma natural em forma de gêiseres, fumarolas, águas termais ou vulcões.

O objetivo desta fonte de energia é o aproveitamento da energia calorífica do interior da Terra. Para isso os reservatórios geotérmicos são explorados, ou seja, os espaços da crosta terrestre são aqueles que localizam os materiais permeáveis que retêm a água e transmitem seu calor.

A energia geotérmica é considerada uma energia renovável, como é o caso da energia hidroelétrica, solar, eólica ou biomassa.

Vantagens da energia geotérmica

Os projetos geotérmicos preservam o meio ambiente e proporcionam uma fonte local de eletricidade e de aquecimento em alguns lugares remotos. Uma planta geotérmica emprega uma extensão de terreno bem reduzida, de modo que gera um impacto menor sobre a paisagem. Por outro lado, estas plantas não emitem gases, apenas vapor de água.

Além disso, não é usado combustível para gerar eletricidade. Assim mesmo, não afetam as manifestações superficiais (como os gêiseres ou fumarolas), mas ajudam a identificar os recursos geotérmicos. Por último, deve-se destacar que os poços de produção previnem a contaminação nas águas subterrâneas.

Exemplos da energia geotérmica no mundo

Um exemplo desta modalidade energética pode ser encontrado na Islândia, um país onde a maioria das casas é aquecida através da energia geotérmica. Na Europa e nos Estados Unidos esta energia é usada para o condicionamento de estufas durante o inverno. Em alguns países asiáticos, como no Japão, utiliza-se como uma alternativa para as centrais nucleares.

Imagem: Fotolia. duke2015

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: