Biografia - Conceito, o que é, Significado

BiografiaA biografia está relacionada a uma recontagem dos principais acontecimentos da existência de uma pessoa de forma cronológica. As biografias constituem um gênero com entidade própria e se mantém através de uma estrutura de discurso que o torna altamente identificável. Em geral, focam em personagens cuja vida teve algum grau de transcendência social, seja de maneira positiva ou negativa. No caso da biografia sobre uma pessoa que está viva, costuma-se pedir autorização e participação na coleta de dados; quando sua resposta é afirmativa se trata de uma biografia autorizada, já no caso ao contrário se considera uma biografia não autorizada.

Talvez seja válido saber em que momento se iniciou uma recontagem e avaliação da vida de uma pessoa. Indiscutivelmente, algumas das características que hoje podem ser definidas como biografias podiam estar presentes na antiguidade, mas não foi por causa da invenção da imprensa e da proliferação de um trabalho inovador que o discurso se tornou frequente. Hoje em dia pode ser considerado um trabalho, pois apresenta detalhes da vida de uma pessoa por volta de meio século. No entanto, se o gênero ainda floresce é porque sem dúvidas há leitores para isso e uma grande demanda dos principais acontecimentos do personagem.

Existe um tipo de biografia que é realizado pelo próprio personagem em questão, a denominada autobiografia. Pode-se argumentar que é muito difícil para um indivíduo manifestar-se objetivamente a respeito de sua própria pessoa, embora as exceções sejam sempre possíveis. No entanto, as biografias com mais créditos são aquelas realizadas por indivíduos que tem o simples interesse em contar a verdade sobre os fatos sucedidos e de realizar essa tarefa com a maior sinceridade possível. Na verdade, ocultar alguns detalhes como também exaltar outros, pode dar um semblante diferente da mesma pessoa. É por isso que os acadêmicos costumam manter certa distância com os acontecimentos para redatar uma biografia, sobretudo se sua atividade é orientada pelo plano da historiografia.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: