Conceito » Aprender » Ponto de Equilíbrio

Ponto de Equilíbrio - Conceito, o que é, Significado

Este conceito pode ser aplicado normalmente no campo empresarial e empregado para indicar que um negócio não avança nem retrocede. Como seu próprio nome indica, trata-se de um ponto na qual as vendas obtidas permitem assumir todos os custos, sejam os fixos como variáveis.

Um dado essencial para conhecer a situação econômica de uma empresa

O ponto de equilíbrio em uma empresa se baseia na correta proporção entre as vendas e os custos totais. Se ambos os conceitos são iguais há um equilíbrio porque a utilidade é zero. Em outras palavras, não ocorrem ganhos nem perdas. Naturalmente, este tipo de análise faz parte da demonstração dos resultados em que uma série de questões como custos variáveis, custos fixos e a margem de contribuição são contabilizados.

O ponto de equilíbrio é uma situação empresarial não desejável, pois nele não há perdas nem lucro. Desta maneira, pode-se dizer que este ponto é a situação mínima que uma empresa deve ter, pois ocorrem mais perdas do que ganhos.

O ponto de equilíbrio permite saber qual é o nível das vendas necessário para satisfazer as despesas associadas à empresa. Por este motivo, entende-se que este indicador é uma ferramenta básica para conhecer a solvência de um negócio e seu nível de rentabilidade.

No campo empresarial, o ponto de equilíbrio recebe outras denominações possíveis, como ponto neutro ou umbral de rentabilidade. Se um veículo se encontra em ponto morto, não avança nem retrocede, esta situação é extrapolada ao mundo dos negócios.

Uma ferramenta importante para tomar decisões

Conhecer o ponto de equilíbrio em relação a uma atividade econômica é uma ferramenta com alto valor estratégico. Neste sentido, a partir dos dados objetivo que indica o ponto morto de uma atividade já é possível projetar uma estratégia empresarial para buscar a rentabilidade.

O conceito de equilíbrio em relação às pessoas

Na vida cotidiana empregamos o termo equilíbrio de muitas maneiras. Assim, dizemos que um time de futebol é equilibrado quando o seu ataque e sua defesa apresentam uma proporção adequada.

No campo pessoal a situação é equilibrada quando uma pessoa não apresenta uma incompatibilidade marcante (por exemplo, um sujeito com muito dinheiro, mas com pouca saúde tem um claro desequilíbrio em sua vida). De alguma forma, todas as situações humanas, tanto individuais como coletivas, podem ser expressas a partir da ideia de equilíbrio ou desequilíbrio.

Imagem: Fotolia. aytuncoylum

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: