Alexia - Conceito, o que é, Significado

Alguns transtornos neurológicos afetam a linguagem. Assim, os vários problemas da linguagem que têm origem um alguma anomalia cerebral são conhecidas como afasias. E uma dessas afasias é a alexia. Consiste na perda da compreensão da linguagem escrita. Isto significa que uma pessoa sabe identificar a linguagem escrita e lê com normalidade, mas como consequência de um acidente cerebral sua capacidade para identificar os signos linguísticos se vê diminuída de maneira significativa.

Normalmente a alexia é um problema que afeta a linguagem como um todo, pois as pessoas que sofrem deste distúrbio têm dificuldades para falar, ler e escrever.

Nem todas as alexias são iguais

Este transtorno não tem um único padrão. Na verdade, há vários tipos de alexias e sua manifestação apresenta alternativas diferentes:

1) Quando os problemas de linguagem afetam basicamente a leitura. Esta circunstância está relacionada às lesões na região occipital do cérebro;

2) Quando os problemas de leitura estão relacionados a outro transtorno: a agrafia. Este distúrbio é uma alteração específica na escrita que geralmente está associada às lesões na região pré-frontal do cérebro;

3) Quando as limitações repercutem na linguagem oral de maneira grave, afetando a região frontal do cérebro;

4) Quando as alterações incidem sobre a compreensão leitora, o que está relacionado com o hemisfério direito do cérebro. Como norma geral a alexia e agrafia se apresentam de maneira conjunta.

Os estudiosos do cérebro humano afirmam que a alexia acontece por causa de uma desconexão entre a informação visual de um hemisfério cerebral e a área da linguagem do hemisfério oposto.

Possíveis consequências

O traço mais característico dos seres humanos é a capacidade de articular uma linguagem. Do ponto de vista evolutivo, primeiro aprendemos a falar e após milhares de anos fomos capazes de criar alfabetos, assim, idealizamos a escrita como meio de comunicação. Se uma pessoa tem uma desordem de linguagem como a alexia, suas circunstâncias pessoais podem ser afetadas.

Em primeiro lugar, este tipo de transtorno cria problemas de comunicação, mas também escolares, de rejeição social, isolamento, etc. Neste sentido, deve-se ressaltar que um indivíduo que sofre um acidente cerebrovascular e causa uma grave alexia se torna um analfabeto, circunstância que afeta todas as áreas da sua vida. Nestes casos, é necessário um processo de reabilitação orientado a recuperar a linguagem.

Imagem: Fotolia. ufotopixl10

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: