O conceito de redução é utilizado em nossa língua em diversos sentidos.
Um dos usos mais utilizados deste conceito permite designar a diminuição, o encurtamento ou o enfraquecimento de algo, de um objeto ou de uma situação. “A redução de peso de Laura foi realmente surpreendente, a dieta funcionou de forma excelente”. “O novo presidente anunciou uma iminente redução de impostos”. “Esta saia precisa de uma redução de uns 4 cm para ficar bem”.
Por outro lado, a palavra redução é utilizada para indicar obediência ou o acatamento de alguém que é obrigado pelo outro, normalmente, através de uma ameaça ou do uso de força. “Após a redução da família na casa, os ladrões aproveitaram para invadir e roubar tudo”.
Quando este conceito é aplicado no plano automobilístico significa que houve uma mudança de velocidade: de uma mais alta para outra mais baixa. Quando uma curva se aproxima, deve-se fazer uma redução da terceira para a segunda marcha.
Na matemática, a redução é um método empregado na hora da resolução de equações de tipo linear.
E finalmente este conceito é utilizado para designar as populações indígenas que foram convertidas ao cristianismo oportunamente.
Nem bem os espanhóis haviam colocado os pés na América, logo após o descobrimento do novo continente pelo navegante Cristovão Colombo, que os monarcas espanhóis estenderam sua política evangelizadora na nova terra. Os reis católicos deram grande relevância à religião, pois sem dúvida a América era um lugar imenso por onde se podia difundir o amor a Deus e a fé católica.
Os colonizadores realizaram uma importante tarefa neste sentido convertendo os habitantes indígenas. Uma vez evangelizados, eram organizadas as chamadas reduções, estas que se caracterizavam por uma vida comunitária, ou seja, seus bens eram produzidos ali mesmo e pertenciam à própria comunidade. Os jesuítas e os franciscanos souberam organizar muitas reduções, conquistando desenvolvimento e sendo de grande importância para a Mesopotâmia Argentina, Brasil e Paraguai.
Foto: inhauscreative I iStock
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (set., 2015). Conceito de Redução. Em https://conceitos.com/reducao/. São Paulo, Brasil.