Conceito » Filosofia » Psicogenética

Psicogenética - Conceito, o que é, Significado

O termo psicogenética se encontra contextualizado no campo da psicologia, pois se trata de uma teoria do conhecimento, mais especificamente da aprendizagem.

A teoria psicogenética é um modelo explicativo que estabelece as relações existentes entre a mente (a psique humana) e a origem (a gênese) dos processos evolutivos que se desenvolvem no indivíduo. Esta teoria foi elaborada pelo psicólogo suíço Jean Piaget a partir da década de 1930. Seu principal objeto de estudo é o conhecimento humano e suas leis, assim como de maneira especial o pensamento em relação à infância. A grande conquista de Piaget consistiu em demonstrar que a criança tem uma maneira de pensar específica e com seus próprios esquemas mentais ou leis. As pesquisas de Piaget tiveram uma influência notável na aprendizagem escolar.

Princípios gerais da psicogenética

O pilar do conhecimento humano se fundamenta no vínculo entre o meio ambiente e a aprendizagem.

O desenvolvimento intelectual das crianças depende da maturidade no seu desenvolvimento, tanto do ponto de vista intelectual como do ponto de vista emocional.

Para que haja uma adequada maturidade intelectual e afetiva, a criança deve alcançar determinado crescimento fisiológico: em suas conexões cerebrais, sua motricidade, percepção e definitivamente em todos os aspectos biológicos que lhe afetam como indivíduo.

A inteligência humana se desenvolve por um processo de adaptação contínua

Em uma fase inicial (até os 2 anos aproximadamente) a aprendizagem de novos conhecimentos é imitativa e inconsciente, assim a criança adota atitudes prazerosas ou que lhe façam sentir segura.

Na próxima fase de maturidade (a partir dos 2 anos de idade) a criança começa a se movimentar livremente, começa a ter consciência do mundo, da linguagem que a rodeia, passando a incorporá-la mais como simbólica do que lógica. Nesta fase a criança apresenta um claro egocentrismo e o mundo gira em torno dela, por outro lado, manifesta uma visão animista da realidade e as coisas passam a ter sua própria alma.

A partir dos 3 anos de idade a criança entra em novo estágio de crescimento: o jogo passa a ser um símbolo ligado às emoções, o pensamento subjetivo, as primeiras operações mentais lógicas, etc.

Psicogenética e aprendizagem

O estudo das fases da mente infantil é chave para elaborar estratégias sobre os processos de aprendizagem e para projetar uma metodologia educativa eficaz. Segundo Piaget, os métodos educacionais devem basear-se em parâmetros próprios da psicogenética. Desta maneira, a criança deve aprender um novo conhecimento apenas quando atingir a maturidade e assimila-la corretamente.

Imagem: Fotolia - BillionPhotos

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: