Conceito » Educação » Propedêutica

Propedêutica - Conceito, o que é, Significado

Para compreender o significado deste termo devemos recorrer a sua etimologia. Esta palavra provém do grego, mais especificamente do vocábulo propaideutikós. Se analisarmos sua composição vamos ter o seguinte resultado: o prefixo pro expressa a ideia de “antes de” e paideutikós se refere à ideia de ensino. Consequentemente, a propedêutica se refere à aprendizagem prévia de uma matéria ou disciplina. Em outras palavras, trata-se da etapa inicial em um processo de aprendizagem.

Assim, no estudo geológico para construir uma edificação há uma propedêutica (um estudo das propriedades do solo); em um julgamento penal é realizado em estudo prévio sobre as condições mentais do acusado, e na medicina realiza-se uma avaliação do paciente.

Na área da medicina

A propedêutica clínica é a disciplina que trata dos preparativos para o estudo da medicina interna ou clínica. Em outras palavras, trata-se de conhecer o processo de uma doença. Desta maneira, os sintomas e sinais de uma doença são estudados a partir de um exame no indivíduo. Assim, o médico se familiariza com os sintomas físicos apresentados pelo paciente (por exemplo, uma dor de cabeça). Por outro lado, o médico estuda as manifestações objetivas de cada sintoma, ou seja, os sinais confiáveis apresentados. Quando os sintomas e os sinais da doença já são conhecidos, é possível determinar a síndrome específica que apresenta o paciente.

O que é um curso propedêutico?

O conhecimento de certas disciplinas exige uma preparação prévia de caráter introdutório. Quando se realiza este tipo de formação é possível falar sobre um curso propedêutico. Neste tipo de curso são abordados temas gerais, como orientação profissional, aspectos vocacionais, recursos disponíveis, técnicas de aprendizagem e, em geral, os fundamentos próprios de uma disciplina.

Neste sentido, algumas universidades organizam este tipo de curso com a intenção de que os estudantes se familiarizem com o conteúdo das matérias que irão estudar mais tarde. Os cursos propedêuticos ou preparatórios são bem comuns nos exames de admissão de certos estudos universitários. Em alguns casos, estes cursos são feitos para homologar o conhecimento dos alunos e, assim, garantir que todos tenham o mesmo tipo de conhecimento.

A propedêutica no sentido filosófico

O filósofo Platão acreditava que para realizar uma análise filosófica era necessário o aluno conhecer previamente os fundamentos da matemática. Assim, certos conhecimentos sobre a aritmética ou a geometria eram considerados por Platão como o primeiro passo para entrar nos conceitos específicos da filosofia. Desta maneira, para Platão, a matemática é um conhecimento propedêutico. Do mesmo modo, a lógica seria uma propedêutica da linguagem informática da programação.

Imagem: Fotolia. Christos Georghiou

Relacionados:

  1. Técnica de Estudo
  2. Etimologia
  3. Morfema
  4. Noção
  5. Estudo
  6. Ciências Naturais
  7. Hábitos de Estudo
  8. Moribundo
  9. Neobehaviorismo
  10. Geobotânica