Conceito de Viés Cognitivo

O funcionamento da mente humana é um dos grandes enigmas da humanidade. Temos uma ideia bastante aproximada sobre nossos mecanismos racionais, mas estes não são os únicos que operam na hora da tomar decisões.

Os especialistas em comportamento sabem que na hora de estabelecer estratégias que orientam as condutas também usamos processos mentais imperfeitos, autoenganos e ideias contrárias ao pensamento racional. Estes mecanismos da mente são conhecidos como viés cognitivo.

Pode-se dizer que se trata de truques psicológicos usados de maneira inconsciente

Os vieses cognitivos são atalhos mentais que muitas vezes nos levam a tomar decisões equivocadas.

Buscamos informações que confirmem nossas expectativas iniciais ou crenças pessoais, assim como evitamos toda informação que possa nos contradizer.

Muitas vezes pressupomos de maneira injustificada que outras pessoas pensem como nós. Em outras palavras, projetamos as avaliações e as ideias pessoais sobre os demais.

Como regra geral, optamos por propostas que nos proporcionam uma gratificação imediata e renunciamos aquelas a médio e longo prazo, mesmo sabendo que podem ser benéfica para nossos interesses.

Assumimos erroneamente que os acontecimentos do passado eram previsíveis (neste caso, fala-se sobre o viés de compreensão retrospectiva).

Damos mais importância às possíveis perdas do que aos possíveis ganhos

Tendemos a pensar que conhecemos os outros melhor que eles mesmos.

Damos mais importância à informação inicial sobre algo e esquecemos o resto da informação.

Quando estamos diante de pessoas atraentes lhes atribuímos certas qualidades que não são necessariamente certas.

Pensamos que algo é bom porque assim acredita um grande número de indivíduos.

Apreciando conclusões

– A principal característica de todo viés cognitivo é sua aparência de racionalidade.

– Estes atalhos ou autoenganos mentais constituem falsas ilusões, pois em todos há uma alteração no processo de informação.

– O conhecimento destes mecanismos mentais é usado no mundo do marketing e na esfera política (as diversas formas de populismo são baseadas em grande parte no uso de mensagens que “tocam a fibra” de algum viés cognitivo).

– Do ponto de vista individual, conhecer os vieses cognitivos nos ajuda saber por que agimos de determinada maneira.

Imagem: Fotolia. whitehoune

Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (ago., 2018). Conceito de Viés Cognitivo. Em https://conceitos.com/vies-cognitivo/. São Paulo, Brasil.

  • Compartilhar
Copyright © 2010 - 2024. Editora Conceitos, pela Onmidia Comunicação LTDA, São Paulo, Brasil - Informação de Privacidade - Sobre