Conceito » Ciência » Princípio de Pascal

Princípio de Pascal - Conceito, o que é, Significado

Em relação à hidrostática e à mecânica de fluídos existe um princípio básico conhecido como Princípio de Pascal. Segundo o mesmo, a pressão exercida pelo fluído contido num recipiente é sempre fixa e constante em todas as direções. Isto significa que a partir de uma força muito pequena é possível mover um objeto de grande peso. Este fenômeno ocorre devido à ação da pressão, da qual é igual à força exercida dividida pela superfície (a força é medida em newtons e a superfície em metros quadrados). Por ser a pressão a mesma em todas as partes, a relação entre as forças e a superfície se mantém constante.

Algumas de suas aplicações

Quando um êmbolo cheio de água estiver conectado a uma esfera oca com orifícios sua superfície e a pressão sobre o êmbolo for exercida, o resultado é que a água sai de todos os orifícios da esfera com a mesma pressão. Este exemplo em particular se extrapola ao funcionamento de uma prensa hidráulica, ao mecanismo de freio de um automóvel e aos sistemas de refrigeração.

O princípio de Pascal não explica apenas o funcionamento dos dispositivos de tipo hidráulico ou do comportamento de um fluído dentro de um recinto, mas permite também compreender o efeito da atmosfera sobre os líquidos.

A importância do Princípio de Pascal expressa também um fato curioso: no sistema internacional de unidades existe o pascal, uma unidade de pressão cujo símbolo é Pa e recebe este nome em homenagem a Blaise Pascal.

Recordando Pascal

Este homem da ciência do século XVII e de nacionalidade francesa morreu aos 39 anos

Ele passou para a história por causa de suas pesquisas sobre fluídos e hidrostática, assim como em muitas outras áreas do conhecimento. Desta forma, na geometria existe o famoso triângulo de Pascal, que no cálculo de probabilidades é considerado um precursor e no plano da tecnologia desenvolveu uma calculadora mecânica muito avançada para usa época. Neste sentido, alguns historiadores da ciência acreditam que algumas contribuições de Pascal representam uma das primeiras visões teóricas na área da informática.

Após sofrer um acidente da qual saiu milagrosamente ileso, Pascal abandonou suas pesquisas científicas e se dedicou à teologia e à filosofia, dois campos do saber que o mostrou mais uma vez o seu valor intelectual. Na filosofia manteve uma postura racionalista e em questões teológicas tentou conciliar o princípio da fé cristã com os princípios da razão.

Imagem: Fotolia. zoneteen

Relacionados:

  1. Hidrostática
  2. Pressão atmosférica
  3. Viscosidade
  4. Peso Específico
  5. Dinamômetro
  6. Manômetro
  7. Ciclogênese
  8. Ebulição
  9. Partes do Sol
  10. Regulador