Pressão atmosférica - Conceito, o que é, Significado

A pressão atmosférica pode ser definida como a pressão que exerce a atmosfera sobre a Terra, no entanto, o modo mais técnico e correto para definir a pressão atmosférica é dizer que se trata do peso de uma coluna de ar que vai desde a superfície da Terra até o limite mais alto da atmosfera.

A densidade do ar vai diminuindo conforme se eleva a altura, assim a pressão atmosférica é menor nos lugares mais elevados do planeta.

Por outro lado, a pressão atmosférica também é influenciada pelo clima, desta forma, não é simples fazer um cálculo correto de qual é a pressão atmosférica em um ponto específico da superfície terrestre.

Os pontos que têm a mesma pressão atmosférica, medida em bares, se unem formando uma isóbara. A representação gráfica destas isóbaras são os mapas comuns da televisão e da imprensa para representar a meteorologia do tempo.

Torricelli e Pascal

O cálculo da pressão atmosférica tem despertado o interesse do homem durante séculos, mas foi no século XVII que se descobriu o método para realizar esses cálculos corretamente. O autor desta conquista foi o cientista italiano Evangelista Torricello, que em 1643, realizou uma experiência que mudou para sempre o que se sabia sobre o assunto.

Torricelli inventou o barômetro, um instrumento construído através de um tubo de cristal com mercúrio em seu interior, que permite observar pela primeira vez o peso do ar sobre a Terra.

Entretanto, o ponto de inflexão definitiva seria o trabalho de Blaise Pascal, este que recorreu aos estudos prévios de Torricelli e foi capaz de ir além de suas demonstrações

Pascal levou o barômetro a diferentes altitudes para comprovar que era realmente o peso do ar que influenciava o movimento do mercúrio dentro do tubo. Quando observou que em cima das montanhas o nível do mercúrio era muito mais alto do que no pé da montanha, assim, estabeleceu a base de todos os estudos que surgiram posteriormente sobre a pressão atmosférica.

Anticiclones e depressões

O cálculo da pressão atmosférica tem inúmeras aplicações, sendo seguramente como mais conhecida, a possibilidade de realizar precisas previsões meteorológicas. Quando se fala sobre anticiclones ou depressões se refere ao aumento da pressão atmosférica em primeiro plano e de sua diminuição por volta de 1013 milibares em segundo plano.

Imagem: iStock. hypotekyfidler

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: