Conceito » Aprender » Consciência

Consciência - Conceito, o que é, Significado

ConscienciaA consciência mostra a intimidade máxima do ser humano, uma vez que ninguém poder ter acesso ao mais profundo da consciência de outra pessoa. Os pensamentos da consciência são únicos e intransferíveis. A pessoa decide a quem deseja comunicar parte de seus pensamentos, entretanto, sempre existe uma área de intimidade maior que cada pessoa guarda unicamente para si mesma.

Além disso, a consciência também se conecta de forma direta com a ética, tanto que quando uma pessoa age contra seus princípios morais, ela se sente mal consigo mesma e passa a sofrer remorso na consciência, uma espécie de castigo interior que está relacionado com a falta de paz de espírito. Por outro lado, agir de acordo com a ética e a prática do bem é sinônimo de paz interior, alegria e bem-estar.

O ser humano tem a capacidade de refletir sobre si mesmo e olhar para o seu mundo interior. Desta forma, quando um ser humano fica a só consigo mesmo, ele pode ter acesso ao mais profundo de sua consciência para fazer um balanço sobre um caso em particular. O ser humano também sofre com suas lutas internas entre várias opções.

É importante ser coerente consigo mesmo para ter a consciência em paz, que é a expressão máxima de felicidade e inteligência emocional. O ser humano é um ser consciente de sua própria realidade, capaz de refletir sobre assuntos do cotidiano, como também sobre questões transcendentais. O homem é consciente de seu próprio fim, isto é, ele sabe que nasce e morre.

A consciência é o conhecimento que uma pessoa tem de si própria, de seus pensamentos mais íntimos e também de suas ideias cotidianas. A consciência é o conhecimento dos sentimentos mais profundos do coração. Ter a consciência limpa traz felicidade e saúde, uma vez que não há nada mais positivo do que ter uma consciência tranquila para poder ter uma boa noite de sono.

O ser humano pode arrastar um remorso de consciência por um longo período de tempo muito antes de confessar a verdade. No entanto, todo tipo de remorso está associado ao sofrimento, ao medo, à angústia e à falta de paz interior. O remorso tem um peso excessivo na consciência do protagonista que não se perdoa pelo erro cometido no passado.

Relacionados:

  1. Comportamento
  2. Conscientizar
  3. Teoria da Mente
  4. Valores Morais
  5. Ética
  6. Coerência
  7. Moral
  8. Consciência Social
  9. Felicidade Espiritual
  10. Pessoa