Estas duas expressões latinas têm um protagonismo singular no mundo da filosofia, mas também são usadas na linguagem cotidiana. A posteriori significa literalmente com “com posterioridade a” ou “depois de” e a priori quer dizer “anterior a” ou “prévio a”.
Filósofos como Aristóteles e posteriormente os escolásticos medievais diferenciavam duas fontes de conhecimento: a razão e a experiência. A partir da razão podemos chegar a conclusões sem necessidade de nenhuma observação empírica e, portanto, trata-se de um conhecimento a priori. Já através da experiência que observamos, fazemos afirmações das quais são a posteriori.
Este filósofo estabeleceu novos critérios para definir o saber científico. Para isso propôs uma distinção entre os diferentes tipos de julgamento. Nos juízos a priori nenhuma informação é fornecida com base na experiência (por exemplo, a reta é a distância mais curta entre dois pontos) e nos juízos a posteriori a verdade ou a falsidade deve ser baseada na experiência (por exemplo, alguns pássaros são amarelos).
Tradicionalmente, entendia-se que os juízos analíticos (aqueles em que o predicado de uma oração já está contido na noção de sujeito) eram a priori, enquanto que os juízos sintéticos (aqueles em que o predicado da oração não está incluído na ideia de sujeito) eram a posteriori. No entanto, para Kant, esta interpretação não é válida para estabelecer julgamentos de caráter científico e, por este motivo, estabeleceu que as afirmações científicas devem ser juízos sintéticos a priori.
Com esta análise Kant alcançou um objetivo duplo. Por um lado, expressou um critério válido para lidar com uma linguagem científica de maneira rigorosa (os julgamentos que não são sintéticos a priori não serão aceitos do ponto de vista científico). Por outro lado, propôs uma solução para integrar duas correntes tradicionalmente irreconciliáveis: o empirismo e o racionalismo.
A expressão a priori equivale a outras, como de antemão, com anterioridade ou de maneira antecipada. Por sua vez, a expressão a posteriori significa o mesmo que depois ou com posterioridade.
Na linguagem da vida cotidiana, ambas são usadas num sentido diferente à tradição filosófica.
Imagem: Fotolia. Alonso Aguilar
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (set., 2018). Conceito de A Posteriori e A Priori. Em https://conceitos.com/posteriori-priori/. São Paulo, Brasil.