Uma maneira de classificar o espaço geográfico é diferenciá-lo em duas áreas: a urbana e a rural. Obviamente, as áreas urbanas se referem à ideia de urbe ou cidade, enquanto que o termo rural se refere à vida no campo.
Para que uma localidade seja considerada oficialmente como cidade é necessário ultrapassar determinado número de habitantes. Por exemplo, na Espanha, consideram-se como cidade os núcleos de população superior a 10.000 habitantes, enquanto que na França este número é de 2000 habitantes.
Do ponto de vista morfológico, uma cidade consiste em um aglomerado de edifícios com diversas finalidades. Funcionalmente, a cidade é um centro populacional da qual ocorre todo o tipo de atividade e em grande escala (as que são próprias do setor industrial, secundário e do setor de serviços). Em relação ao espaço, a urbe é um núcleo com diversas áreas interligadas: comerciais, de lazer, áreas administrativas, etc.
Sociologicamente, as cidades desenvolvem formas de vida especificamente urbanas, com grande diversidade social, relações pessoais anônimas e trabalhos mais especializados.
O espaço rural não apresenta as mesmas características em todos os territórios. No entanto, há certas características que são comuns:
1) são realizadas atividades econômicas agrícolas, pecuaristas e florestais;
2) são núcleos de população pequena e com serviços públicos geralmente limitados;
3) nestes territórios seus habitantes vivem em núcleos dispersos e com baixa densidade de população;
4) os indivíduos mantêm vínculos sociais mais próximos do que no meio urbano (no campo todos os habitantes se conhecem, enquanto que na cidade se mantém o anonimato).
Atualmente, mais da metade da população mundial vive nas cidades. Estima-se que até 2050, duas em cada três pessoas viverão em uma cidade. O declínio gradual da população rural obedece a duas razões principais:
1) a vida no campo não é viável economicamente para vários setores da população;
2) o meio rural oferece menos serviços que o meio urbano em alguns aspectos, especialmente nas questões formativas, sanitárias ou relacionadas com o lazer.
Imagem: Fotolia. macrovector
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (maio., 2017). Conceito de Zona Urbana e Rural. Em https://conceitos.com/zona-urbana-rural/. São Paulo, Brasil.