Conceito » Geografia » Zona Urbana e Rural

Zona Urbana e Rural - Conceito, o que é, Significado

Uma maneira de classificar o espaço geográfico é diferenciá-lo em duas áreas: a urbana e a rural. Obviamente, as áreas urbanas se referem à ideia de urbe ou cidade, enquanto que o termo rural se refere à vida no campo.

Zona urbana

Embora não exista uma única tipologia de cidade, é possível estabelecer algumas características comuns às áreas ou espaços urbanos

Para que uma localidade seja considerada oficialmente como cidade é necessário ultrapassar determinado número de habitantes. Por exemplo, na Espanha, consideram-se como cidade os núcleos de população superior a 10.000 habitantes, enquanto que na França este número é de 2000 habitantes.

Do ponto de vista morfológico, uma cidade consiste em um aglomerado de edifícios com diversas finalidades. Funcionalmente, a cidade é um centro populacional da qual ocorre todo o tipo de atividade e em grande escala (as que são próprias do setor industrial, secundário e do setor de serviços). Em relação ao espaço, a urbe é um núcleo com diversas áreas interligadas: comerciais, de lazer, áreas administrativas, etc.

Sociologicamente, as cidades desenvolvem formas de vida especificamente urbanas, com grande diversidade social, relações pessoais anônimas e trabalhos mais especializados.

Zona rural

Há 10.000 anos os seres humanos começaram a cultivar a terra de maneira seletiva, abandonaram a caça como forma de vida e se iniciou um processo de sedentarismo em povoados permanentes ou áreas rurais

O espaço rural não apresenta as mesmas características em todos os territórios. No entanto, há certas características que são comuns:

1) são realizadas atividades econômicas agrícolas, pecuaristas e florestais;

2) são núcleos de população pequena e com serviços públicos geralmente limitados;

3) nestes territórios seus habitantes vivem em núcleos dispersos e com baixa densidade de população;

4) os indivíduos mantêm vínculos sociais mais próximos do que no meio urbano (no campo todos os habitantes se conhecem, enquanto que na cidade se mantém o anonimato).

A população mundial é majoritariamente urbana

Atualmente, mais da metade da população mundial vive nas cidades. Estima-se que até 2050, duas em cada três pessoas viverão em uma cidade. O declínio gradual da população rural obedece a duas razões principais:

1) a vida no campo não é viável economicamente para vários setores da população;

2) o meio rural oferece menos serviços que o meio urbano em alguns aspectos, especialmente nas questões formativas, sanitárias ou relacionadas com o lazer.

Imagem: Fotolia. macrovector

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: