Conceito » Política » Politologia-Politólogos

Politologia-Politólogos - Conceito, o que é, Significado

Como seu próprio nome indica, a politologia é a disciplina acadêmica que estuda fenômenos políticos de uma sociedade. Em relação à nomenclatura destes estudos, normalmente se emprega o termo ciências políticas ou politologia de maneira indiferente. Consequentemente, o politólogo é uma pessoa licenciada ou graduada em Ciências Políticas.

Neste campo do conhecimento são analisadas as estruturas do poder de uma nação ou no plano internacional

Do ponto de vista acadêmico, as matérias estudadas estão relacionadas com os sistemas políticos, com a análise eleitoral, a dimensão histórica da realidade política, o funcionamento da administração pública e a metodologia de pesquisa, entre outros conteúdos. Neste sentido, deve-se ressaltar que a politologia como disciplina está vinculada a outras áreas, como a sociologia, o direito, a história, a filosofia e o marketing.

A atividade do politólogo

Os possíveis campos de atuação de um politólogo são basicamente os seguintes:

1) o acesso à função pública;

2) a pesquisa e a docência no campo universitário;

3) a assessoria às entidades públicas ou privadas;

4) a atividade em um partido político para projetar campanhas eleitorais, como assessor de comunicação ou especialista em marketing político.

O papel do polítologo no setor privado

Algumas empresas multinacionais contratam politólogos para analisar as circunstâncias políticas dos países na qual a empresa pretende se estabelecer. Esta circunstância tem um caráter estratégico porque num país com instabilidade política não é aconselhável colocar em prática um projeto empresarial.

A politologia no contexto atual

Nos últimos anos se tornou moda estudar Ciências Políticas, o que se explica por um simples motivo: no contexto atual a política enfrenta uma série de novos desafios. Entre os mais marcantes podemos destacar os seguintes:

1) o auge do populismo como fenômeno político;

2) o papel das redes sociais em relação à atividade política;

3) a necessidade de estabelecer mecanismos de comunicação efetivos entre os partidos políticos e a sociedade;

4) a análise de determinados conceitos e realidades que estão sujeitas a uma mudança permanente (liderança, democracia participativa, desinteresse na política em amplos setores da sociedade, corrupção, entre outros fenômenos).

Imagem: Fotolia. whitehoune

Relacionados:

  1. Sociologia
  2. Política de Estado
  3. Gestão Social
  4. Mapa Político
  5. Estudos Sociais
  6. Filosofia Política
  7. Hermenêutica
  8. Mercadologia Internacional
  9. Ciências Factuais
  10. Administração Pública