Peso - Conceito, o que é, Significado

PesoO conceito peso está associado à medida que tem a força da gravidade em relação a um objeto. Quanto ao sistema de medição, a unidade mais comum é o quilo (outra unidade bem conhecida é a libra na qual se deve lembrar que 1 quilo equivale a 2.2046 libras).

A necessidade de mensurar o peso de algo está relacionada à atividade comercial, à navegação, à gastronomia e à arquitetura. Por este motivo, na antiguidade eram empregados certos tipo de sistemas como a balança: um instrumento utilizado há 5000 anos pela qual os romanos popularizaram através da conhecida balança romana.

No campo da química existe um conceito chamado peso atômico (ou massa atômica relativa) e outro conhecido como peso molecular. O primeiro é a massa do átomo de um elemento qualquer expresso em unidades de massa atômica (conhecida pela sigla UMA, unidade de massa atômica). O peso molecular é a soma dos pesos atômicos em uma molécula.

A obsessão pelo peso

O peso do corpo humano é uma questão que sempre foi motivo de preocupação. Entretanto, isso na atualidade tem se transformado uma obsessão. O sobrepeso tem relação com uma série de doenças sendo sinônimo de má saúde. Deve-se ressaltar que há uma série de alterações relacionadas ao peso (por exemplo, a obesidade mórbida); no sentido contrário podemos destacar a falta de peso que tem relação com o raquitismo e a anorexia. Inclusive as pessoas que se encontram com o peso dentro dos parâmetros normais podem chegar à obsessão das dietas, como mostra o caso de modelos e alguns esportistas.

Outros usos da palavra

O peso é conhecido também como uma unidade monetária (existem em vários países da América Latina, casos do México, Argentina, Uruguai, Chile, entre outros). Na linguagem cotidiana há muitas situações das quais usamos a palavra peso para expressar algo. Por exemplo, quando uma pessoa come algo em excesso é provável que sofra de peso no estômago (a sensação de peso é aplicada às pernas, aos olhos e ao corpo em geral). Quando um indivíduo se arrepende de algo que fez ou que disse, ele sente um peso na consciência. Da mesma forma que as preocupações excessivas provocam angústia, aflição e certo tipo de peso.

Quando algo tem uma função importante, pode-se afirmar que isso é um assunto de muito peso “O setor turístico tem um peso relevante na economia espanhola”. Algo parecido também acontece em relação às pessoas: “O atacante do Vasco leva o peso de toda a equipe”. No sentido oposto, se um indivíduo não tem importância dentro de um grupo, podemos dizer que ele não tem peso algum.

Foto: iStock, gilaxia

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: