Conceito » Ciência » Peso Específico

Peso Específico - Conceito, o que é, Significado

Ao dividir o peso de um corpo pelo seu volume, obtemos o peso específico, que é expresso em newtons por metro cúbico. A relação existente entre o peso de um corpo e seu volume é importante para determinar a leveza ou peso dos diferentes materiais.

Na linguagem matemática, o peso específico é uma magnitude vetorial, uma vez que inclui um fator igualmente vetorial, o efeito da gravidade. A ação da gravidade submetida a uma unidade de volume em um corpo determina seu peso específico. Resulta de grande utilidade em todo tipo de setores, especialmente naqueles em que é importante especificar as condições idôneas para processar uma substância.

Também é usado na engenharia mecânica, no ramo de fluidos ou na terra.

Densidade e peso específico

A densidade de um objeto ou substância se obtém dividindo a massa por uma unidade de volume, da qual é expressa em quilogramas por metro cúbico. A densidade de um corpo condiciona seu comportamento no meio aquático, como se afirma no princípio de Arquimedes (um corpo imerso em um fluido experimenta um impulso para cima que é igual ao peso do fluido que evacua). Segundo este princípio, os corpos que flutuam têm uma densidade inferior à do líquido, enquanto que os corpos submersos têm uma densidade maior que a do líquido.

A densidade de um corpo expressa a relação existente entre a massa de um corpo e o volume que ocupa. Como critério geral, a densidade de uma substância é variável, uma vez que depende das mudanças de pressão e temperatura.

O peso específico e a densidade estão relacionados, pois ambos os conceitos compartilham a variável do volume de um corpo. Em outras palavras, o peso específico é igual à densidade multiplicada pela ação da gravidade.

Num sentido figurado

A linguagem da física e da química é extrapolada em certas ocasiões para a linguagem corrente. Vale lembrar que os conceitos de força, massa, pressão ou aceleração têm uma definição matemática e, ao mesmo tempo, um uso determinado na comunicação cotidiana.

Desta maneira, quando um indivíduo exerce grande influência em uma organização ou em um grupo de amigos, pode-se dizer que ele tem grande peso específico. Da mesma forma, certos dados ou argumentos são tão importantes que na hora de destacar sua relevância se fala sobre seu peso específico.

Imagem: Fotolia. azteka

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: