Conceito de Superfície Corporal

No campo da medicina e da saúde em geral é necessário utilizar uma série de medidas sobre o corpo humano. Os dados obtidos são uma ferramenta importante para estabelecer um diagnóstico e seguir determinado tratamento. Um dos parâmetros mais utilizados é precisamente a superfície corporal, ou seja, a área de um corpo.

Trata-se de uma medida antropométrica relacionada a dois dados principais: o peso e a altura (em certas ocasiões também são utilizados os dados da idade do indivíduo).

Como se calcula?

Existem várias fórmulas para determinar a superfície do corpo ou SC. Uma delas é a fórmula de Mosteller: a SC é igual à raiz quadrada do peso pela altura dividido por 3600. Outras duas fórmulas também são usadas: SC = peso x 4 +9 / 100 (esta fórmula é normalmente usada para um peso inferior a 10 kg) e SC = (peso x 4) +7 / (peso +90).

Em todas as medições o resultado é expresso em metros quadrados. Os dados obtidos servem como referência para compará-lo com os valores normais de homens, mulheres, recém-nascidos e crianças.

Diversas aplicações

Os dados obtidos possuem todo tipo de aplicação. Em primeiro lugar, é de grande utilidade determinar as doses exatas de um fármaco, o que resulta especialmente relevante na especialidade da pediatria. Assim mesmo, trata-se de uma medição útil nas intervenções cirúrgicas onde é necessária a aplicação da anestesia ou naqueles pacientes que precisam de uma administração de líquidos específica.

Além disso, utiliza-se na farmacologia, pois com os dados da SC os farmacêuticos podem prescrever medicamentos com as doses mais adequadas para cada indivíduo. Os nutricionistas, fisioterapeutas e médicos esportistas também usam os valores da SC.

Por outro lado, este indicador ajuda calcular a massa muscular. Ambos os parâmetros permitem estabelecer uma estratégia nas diversas análises relacionadas à saúde, como a capacidade termorreguladora ou as reservas proteicas. Independentemente da utilidade da SC, trata-se de uma medida antropométrica que tem um valor de maior utilidade que o peso corporal.

As diferentes medidas do corpo humano são estudadas em uma disciplina, a antropometria

Algumas medidas do corpo humano são muito comuns na medicina. As mais conhecidas e simples são o tamanho, o peso, a envergadura e a superfície corporal. Na antropometria também são medidas as dobras cutâneas, os perímetros musculares e os diâmetros ósseos.

Os estudos desta disciplina proporcionam informações sobre a composição corporal ou o conhecimento do biótipo. Estas medidas são de grande importância em todo tipo de área, mas especialmente na preparação esportiva.

Imagem: Fotolia. pushinka11

Referencia autoral

Publicado em jul., 2018. Pela equipe Editorial de Conceitos. Disponível em https://conceitos.com/superficie-corporal/. São Paulo, Brasil.

Copyright © 2010 - 2022. Conceitos - Informação de Privacidade - Sobre - Contato