Conceito » Ciência » Plutônio

Plutônio - Conceito, o que é, Significado

Este elemento da tabela periódica é de tipo transurânico, pois se trata de um elemento cujo número atômico é maior que 92, como o amerício, o cúrio e o califórnio. Seu símbolo químico é Pu, seu peso atômico 94, seu ponto de fusão é de 639 graus centígrados e sua massa atômica é de 244 u. Quanto ao seu nome, está relacionado a Plutão (o deus romano da morte) e ao planeta com a mesma denominação.

O principal ingrediente das armas nucleares

O plutônio é empregado como fonte de calor nos geradores termoelétricos das naves espaciais ou nos satélites meteorológicos. Por outro lado, é o elemento que intervém no mecanismo de ativação das bombas nucleares.

Entende-se por detonação, a propagação de uma chama por meio de velocidades supersônicas. Este fenômeno se opõe a outro, a deflagração (neste caso, a propagação da chama é realizada em velocidades subsônicas, da mesma maneira que acontece com a pólvora). A reação explosiva de uma bomba nuclear não é uma detonação nem uma deflagração, mas sim uma reação nuclear. Esta reação ocorre porque grandes quantidades de energia são liberadas por pequenas quantidades de matéria.

Existem duas versões de bombas nucleares: as de fissão nuclear e as de fusão nuclear. As primeiras iniciam uma reação de duas formas (a primeira dispara uma massa de matéria físsil como o urânio, já a segunda consiste em comprimir uma massa de material subcrítico, como o plutônio 239). Esta modalidade de plutônio é usada na fabricação de armas nucleares.

Fat man foi o termo em código utilizado para a bomba nuclear lançada em Nagasaki

Este dispositivo provocou a destruição da cidade japonesa de Nagasaki pelo poder devastador do plutônio 239. A bomba tinha 3,6 metros de comprimento por 1,5 metros de largura. A Fat Man foi lançada em 9 de agosto de 1945 às 11 horas da manhã de um B-29 "Bockscar". No momento de sua explosão houve um lampejo muito superior ao Sol, já que sua potência era de 20.000 toneladas de TNT. A bomba causou 70.000 vítimas e 170.000 feridos por queimaduras e doenças de tipo radioativo.

Seis dias após a explosão nuclear, o governo japonês anunciou sua rendição e um mês depois as autoridades do país nipônico aceitaram as condições impostas pelos vencedores na Declaração de Potsdam.

Imagem Fotolia: Laufer

Relacionados:

  1. Número Atômico
  2. Peso Atômico
  3. Mercúrio
  4. Modelo Atômico
  5. Argônio
  6. Halógeno
  7. Boro
  8. Peso
  9. Elementos Químicos
  10. Flúor e Flúor Dental