Conceito » Ciência » Peso Atômico

Peso Atômico - Conceito, o que é, Significado

Na vida cotidiana quando se fala de peso e massa, entendemos que quanto maior a massa maior será o peso de algo. No entanto, no campo da física, ambos os conceitos têm significados diferentes. Na verdade, quando um indivíduo se desloca da Terra para a Lua sua massa não muda, mas seu peso sim, uma vez que a força exercida pela Lua sobre nós é menor que a força exercida pela Terra.

No contexto da química os conceitos de peso e massa adquirem outro sentido

Para medir a massa atômica, emprega-se uma unidade de medida que é uma fração muito pequena de um grama, para isso se utiliza a referência do carbono 12 para calcular a massa de todos os elementos.

O peso atômico é medido em unidades de massa atômica, embora não seja a massa de um único átomo ou de uma molécula. Pelo contrário, é o peso médio que existe entre a proporção de elementos que podem ser encontrados na Terra. Desta maneira, a massa de todos os isótopos do elemento químico é somada e dividida pela quantidade de isótopos. Por este motivo, o conceito de peso atômico equivale a outro: massa atômica relativa.

Se tomarmos o potássio como referência, o mesmo aparece na tabela periódica com um número atômico que expressa a quantidade de prótons no núcleo (este número é o 19), enquanto que na parte inferior o potássio tem o número 39.0983 para indicar seu peso atômico. Isto significa que em média os isótopos do potássio possuem uma massa de 39,0983 gramas por mol.

Vale observar que o mol é uma unidade de medida que permite compreender melhor as quantidades de átomos e moléculas dos diferentes elementos (o número utilizado para expressar os mols é conhecido como número de Avogadro).

Por outro lado, o peso molecular é obtido quando se soma os pesos atômicos dos átomos que há em uma molécula. No sulfato de potássio (K2SO4) o peso molecular inclui o peso atômico de cada átomo e, ao mesmo tempo, a quantidade de átomos de cada um dos elementos da molécula.

A estequiometria é o ramo da química que permite fazer cálculos relacionados aos diversos elementos da natureza.

Esta disciplina nos informa sobre a quantidade de matéria necessária para que determinado produto esteja em ótimas condições. Assim, são estabelecidas as relações numéricas entre gramas, moles e partículas elementares em uma reação química.

Imagem Fotolia. antoine2k

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: