Nomenclatura - Conceito, o que é, Significado

Nomenclatura é o conjunto de termos que formam uma área do conhecimento. Este vocábulo deriva do latim, mas precisamente da união das palavras nomen e calare (nomem significa nome e calare quer dizer chamar). Desta maneira, etimologicamente, nomenclatura significa a denominação de qualquer elemento e se refere normalmente ao vocabulário de uma matéria. Assim, qualquer matéria tem uma terminologia definida, com seus termos específicos, suas fórmulas, significados particulares, entre outros.

Como sistema coerente de palavras dentro de uma área de conhecimento, a nomenclatura permite a sistematização deste conhecimento e o estabelecimento de uma ordem lógica.

A nomenclatura química

Embora o termo nomenclatura seja aplicado em qualquer ciência ou conhecimento, é no campo da química que tem uma relevância especial, uma vez que os elementos químicos apresentam uma ordem definida. A nomenclatura dos compostos químicos não deixa de ser uma maneira de escrever uma substância química ou um composto. Quando se fala de dióxido de carbono, sua denominação química é expressa pela fórmula CO2. Isto se deve a uma série de regras internacionais com as quais os químicos se referem às demais substâncias.

As fórmulas químicas contêm íons positivos ou negativos e ambos são expressos em forma de números, dos quais derivam do número de oxidação dos demais elementos químicos (os números de oxidação são conhecidos também como valências). Desta maneira, o nome químico de um elemento é o inverso de sua fórmula, mesmo que na fórmula se escreva primeiro o íon positivo e em seguida o íon negativo; no nome químico se escreve primeiro o íon negativo e logo o positivo.

A nomenclatura no contexto da União Soviética

Durante o período em que o Comunismo esteve no poder na União Soviética, o termo nomenclatura se estabeleceu para referir-se aos dirigentes do país e a todas as pessoas que faziam parte do sistema administrativo e burocrático. Em sua origem, os soviéticos utilizaram o temo nomenclatura de maneira descritiva para referir aos cargos do estado. Entretanto, com o passar do tempo, o termo foi utilizado num sentido depreciativo, dando a entender que aqueles que estavam na lista da nomenclatura faziam da elite e, portanto, eram membros privilegiados da sociedade.

Como lógico, os ingredientes da nomenclatura pertenciam ao partido comunista. Esta circunstância expressava uma contradição evidente, já que o comunismo soviético defendia a igualdade entre as pessoas, mas na prática algumas elites (membros do partido que formavam a nomenclatura) tinham uma posição de privilegio.

Imagem: Fotolia - bst2012

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: