Conceito » Tecnologia » Excel

Excel - Conceito, o que é, Significado

Esta é a planilha de cálculo mais conhecida da história e que se tornou padrão dentro deste segmento de programas.

O Excel da Microsoft é a planilha que faz parte do pacote de aplicativos ofimáticos Office.

Sua primeira versão aponta o ano de 1985 e mesmo sendo lançada pela Microsoft muitos pensavam que fosse a Windows, mas a realidade não é assim: o Excel 1.0 foi lançado pela Macintosh, com a versão 2.0 de 1987, para ser depois pela Microsoft (ainda não era um sistema operacional e sim um entorno que executava sobre o MS-DOS).

Para posicionar-se como a primeira planilha de cálculo com maior número de usuários que seus rivais, o Excel teve que superar a Lotus 1-2-3, uma planilha de cálculo para o MS-DOS que foi lançada ao mercado em 1983 e que nesta época constituía um padrão "de fato"

Até então poucos intuíram o grande sucesso que seria o Windows, mesmo com o quase monopólio que possuía o MS-DOS; não era difícil de prever que algo grande aconteceria dentro deste entorno.

Através do 1-2-3 a Lotus estabeleceu as bases que mais tarde seguiriam as outras planilhas de cálculo, porém com um erro garrafal: subestimar o Windows e lançar uma nova versão para este ambiente. Só que tarde demais, pois no momento que fez o Excel já havia se apoderado de grande parte da sua base de usuários.

A história do domínio do Excel começou aí e se estende até nossos dias. Entre os usuários finais, a única planilha capaz de fazer frente é o pacote ofimático LibreOffice

Com o tempo a Microsoft adaptou o Excel ao paradigma da nuvem e dos aplicativos móveis.

Hoje em dia temos um Excel on-line que podemos executar de qualquer navegador web, além de um aplicativo para dispositivos móveis e não apenas para o sistema operacional Windows, mas também para Android.

A estrutura de uma planilha de cálculo do Excel consiste em uma grade dividida em linhas, da qual cada uma atribui um número e uma letra para cada coluna (ou então duas quando acaba o alfabeto).

Esta é a configuração habitual de todas as planilhas de cálculo, estabelecidas efetivamente pelo Lotus 1-2-3 e considerada como padrão por sua competência.

Graças a esta nomenclatura das células que compõem a planilha de cálculo podemos realizar operações entre elas. Por exemplo, na célula C3, podemos calcular o resultado da soma das células A1 com B1 em uma operação denotada por uma sequência de texto em C3 que começa pelo símbolo = (igual a), seguida da operação: = A1 + B1.

As operações matemáticas entre valores de células para dar um resultado são uma das funcionalidades do Excel. E estas não se limitam à soma ou às outras três operações básicas (subtração, multiplicação e divisão), mas incluem funções de todos os tipos como as estatísticas, trigonométricas ou algébricas.

O Excel é também capaz de trabalhar com funções projetadas para textos como a concatenação, além das funções numéricas. Inclusive há o uso de outras funções como a lógica IF (condicional), de modo que seja possível tomar decisões com base no resultado de uma operação, uma comparação, etc.

Existem outras planilhas de cálculos que podem ser agrupadas em um arquivo, formando assim um livro e até mesmo relacionando-se umas com as outros

Algo que tornou famoso o Excel são seus assistentes e suas possibilidades de programação.

Também podemos automatizar tarefas através da construção de macros, sequências de comandos que gravamos de forma visual.

Outra funcionalidade muito popular do Excel é a capacidade de produzir gráficos a partir de tabelas de dados.

Estes gráficos podem ser de vários tipos, como de barras, colunas, linhas, dispersão, entre outros. Podemos personalizar as cores dos elementos, adicionar legendas e inseri-las em outros arquivos, como nos documentos do Word ou nas apresentações em PowerPoint.

Entre as ferramentas mais avançadas que dispõe o Excel, estão as tabelas dinâmicas e buscar objetivo.

As tabelas dinâmicas são úteis para realizar análises de todos os tipos de forma visual, embora seja a função mais difícil de entender entre os usuários do Excel.

Imagem: Fotolia. alexbrylovhk

Relacionados:

  1. Folha de Cálculo
  2. MS-DOS
  3. Área de Trabalho do Windows
  4. Referência Cruzada
  5. Hotmail
  6. Estatística
  7. Ícone
  8. USB
  9. Cartões Secure Digital (SD / miniSD / microSD)
  10. Teclado