Conceito » Educação » Mecanografia / Datilografia

Mecanografia / Datilografia - Conceito, o que é, Significado

Durante milhares de anos os seres humanos escreveram seus documentos à mão utilizando plumas de aves e tinta. A haste da pluma tinha um espaço que servia de reservatório para a tinta e da qual alcançava a ponta da pluma. Com o passar do tempo surgiu o lápis com grafite, em seguida, a pluma esferográfica e por fim a caneta.

Entretanto, no século XIX, apareceu um novo sistema revolucionário de escritura: a máquina de escrever

Para aprender a escrever à mão era necessário exercitar através da caligrafia, já para escrever à máquina se devia aprender mecanografia.

O teclado de uma máquina de escrever é projetado para que todos os dedos sejam manipulados. Os cursos de mecanografia se baseavam nas seguintes seções:

1) distribuição das letras que formam o teclado;

2) exercícios práticos para atingir a mínima habilidade;

3) quando o aluno já conhece o teclado e é capaz de escrever sem olhar, é necessário a prática para alcançar certa velocidade na hora de escrever.

O especialista em mecanografia que se dedica profissionalmente em escrever à máquina é chamado de mecanógrafo.

Esta profissão era exercida normalmente pelas mulheres

Hoje em dia este tipo de categoria trabalhista praticamente desapareceu, uma vez que a estenotipia é uma técnica que permite alcançar mais velocidade que a mecanografia convencional. De qualquer forma, ainda existem cursos de mecanografia, pois escrever com rapidez sobre um teclado é de grande utilidade para todo tipo de atividade profissional.

Datilografia e mecanografia são termos sinônimos

A técnica para escrever à máquina recebe duas denominações: datilografia ou mecanografia. Ambas são equivalentes, sendo a única diferença a nomenclatura utilizada. O termodatilografia é composto por duas palavras de origem grega: dactylo que significa dedo e graphia que quer dizer escrita. A mecanografia procede da combinação: máquina e grafia.

Além destas duas palavras que podem ser usadas de uma maneira ou outra, o mais importante é que nesta atividade todos os dedos das mãos são usados sem a necessidade de recorrer à visão. Caso contrário, escrever à máquina seria uma atividade lenta e desconfortável.

Embora ambas as palavras sejam equivalentes, é aconselhável empregar o termo mecanografia, pois a palavra datilografia pode acabar confundindo com outra: a datiloscopia (disciplina que estuda as técnicas para identificar as impressões digitais).

Imagem: Fotolia. olly

Relacionados:

  1. Teclado
  2. Braille
  3. Números Romanos
  4. Informática
  5. Emojis
  6. Machine Learning (Aprendizado de Máquina)
  7. Letrado
  8. Text Neck
  9. Dispositivos de Entrada e Saída
  10. Atalho