Conceito » Direito » Ominoso

Ominoso - Conceito, o que é, Significado

O adjetivo ominoso vem do vocábulo ominosus em latim, que significa literalmente mau pressentimento. Quanto ao seu significado, indica que algo ou alguém é insignificante por algum motivo. Há muitas palavras sinônimas, como abominável, desprezível, ruim, reprovável, repulsivo, abominável, sinistro ou abjeto. Trata-se de uma palavra culta que não se emprega comumente na linguagem coloquial. Seu uso mais comum está na terminologia jurídica, onde os comportamentos indesejáveis e ilegais são denominados como condutas ominosas.

Contextos a serem utilizados

Os comportamentos violentos e agressivos são geralmente rejeitados pela maioria da sociedade. São avaliados de forma muito negativa porque a violência expressa desprezo, ódio e agressão. Neste sentido, qualquer forma de violência pode ser qualificada como uma conduta ominosa.

As atitudes pouco respeitosas para com os demais são também ominosas, da mesma maneira que acontece com o assédio escolar ou bullying, assédio moral no trabalho ou mobbing, a crueldade com animais, etc.

Em certas ocasiões, alguns períodos da história se caracterizam por seu dramatismo e violência

Neste sentido, na história da Espanha, utiliza-se o rótulo “década ominosa” para referir-se à restauração do absolutismo entre 1823 e 1833.

As situações mais infelizes e trágicas também podem ser qualificadas com este adjetivo. Assim, costuma-se dizer que "foi o ano mais ominoso para a Venezuela" ou então do "ominoso impacto da poluição ambiental”.

Na maioria das sociedades, certos atos são considerados um tabu, isto é, algo intolerável e ominoso, como o incesto, a profanação de lugares sagrados, o uso de algumas palavras ou certos crimes.

Tudo aquilo que é considerado ominoso provoca vergonha e inquietação

Embora sejam diversos os contextos linguísticos dos quais este adjetivo é usado, em todos há um elemento comum: a vergonha pode causar atitudes ominosas.

O comportamento humano tem duas extremidades opostas. Há um comportamento nobre e virtuoso e outros que expressam o pior do ser humano. Tudo o que é qualificado como ominoso se torna algo que viola a dignidade das pessoas. É por isso que na linguagem jurídica se emprega este adjetivo para qualificar comportamentos indesejáveis e provocar uma rejeição generalizada.

Imagem: Fotolia. XtravaganT

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: