Conceito » Geografia » Mar Mediterrâneo

Mar Mediterrâneo - Conceito, o que é, Significado

Como qualquer lugar do planeta, o mar Mediterrâneo pode ser estudado a partir de várias perspectivas. Entre elas, destaca-se a geográfica, a geopolítica e a histórica.

Dados concretos geográficos de interesse

A superfície do Mediterrâneo supera os 2,5 milhões de quilômetros quadrados, uma superfície similar ao território da Argentina. Quanto às suas dimensões, de leste a oeste é de 4000 km, de norte a sul é de 800 km e mais 46.000 km de litoral.

Sua profundidade média é de 1,370 m e seu nível de salinidade é de 3,8%. Os rios Nilo, Ebro, Ródano e Pó são os mais importantes que desembocam em suas águas.

Embora se fale sobre o Mar Mediterrâneo como uma superfície de marina, na verdade existem vários mares em seu interior, como o Mar Jônico, o Mar de Mármara, o Mar de Alborão e o Mar Egeu, entre outros.

Em sua parte ocidental, os países costeiros do Mediterrâneo incluem a França, a Espanha e a Itália, já na costa oriental estão a Croácia, a Eslovênia e a Grécia, assim como no lado asiático estão a Turquia, o Líbano, a Síria, entre outros.

Interesse geopolítico do Mediterrâneo

As margens deste mar estão três continentes: a África, a Europa e a Ásia. Este fato destaca seu valor estratégico para o mercado internacional.

Atualmente, alguns territórios banhados pelo Mediterrâneo têm uma importância geopolítica de primeira ordem. Neste sentido, deve-se ressaltar que na costa africana do Mediterrâneo há milhares de subsaarianos que procuram chegar todos os anos ao continente europeu, por outro lado, milhares de refugiados da guerra na Síria se encontram em campos de refugiados nas costas da Turquia e da Grécia.

Não se pode esquecer que o Estreito de Gibraltar no extremo ocidental é a saída natural ao Atlântico, por isso se trata de um território fundamental para a navegação internacional.

Do ponto de vista turístico, a costa mediterrânea atraem milhões de turistas do mundo inteiro.

O Mediterrâneo é considerado o berço de várias civilizações

O período neolítico surgiu nesta região, assim como o mundo ocidental e posteriormente várias civilizações: os sumérios, assírios, hititas, fenícios, gregos e romanos. Todos eles formam a origem do mundo ocidental conhecido até hoje.

A partir de uma perspectiva religiosa, no Mediterrâneo existem três religiões monoteístas: o cristianismo, o judaísmo e o islamismo.

Imagem: Fotolia. paul prescott

Relacionados:

  1. Eurásia
  2. Guerras Púnicas
  3. Ecorregião
  4. Cultura dos Fenícios
  5. Plataforma Continental
  6. Oceano
  7. Micronação-Microestado
  8. Faixa de Gaza
  9. Mar Morto
  10. Rio Eufrates