Conceito » Geografia » Cartograma

Cartograma - Conceito, o que é, Significado

A cartografia é a disciplina que estuda os mapas. Esta disciplina apresenta uma ampla gama de opções, uma vez que nos mapas é possível introduzir informação sobre acidentes geográficos; infraestrutura de transportes, municípios e regiões; fronteiras políticas e em definitivo qualquer informação que tenha relação com o espaço geográfico.

Analisando o conceito com um exemplo ilustrativo

O cartograma é uma modalidade específica dentro da cartografia que consiste em representar um território indicando de maneira proporcional os valores de determinado assunto. Assim, em um cartograma sobre a população mundial, o tamanho de cada país apareceria na proporção do número de habitantes. Este mapa poderia ser representado por retângulos para referir a cada país e para ter um guia sobre a escala do mapa especificaria uma informação complementar na qual um retângulo com área específica corresponderia a uma quantidade de milhões de habitantes.

Se analisarmos o exemplo mencionado, podemos tirar várias conclusões:

1) apesar da Rússia ser o maior país do mundo, no cartograma seu tamanho é muito menor do que o real porque seu número de habitantes não é muito elevado;

2) os países de maior tamanho seriam a China e a Índia, pois ambos são os mais povoados do mundo;

3) o cartograma como um todo apresenta uma imagem que não corresponde ao que aparece em um mapa do mundo convencional.

Uma ferramenta para comunicar ideias

As imagens que aparecem nos cartogramas se conectam com um fenômeno bem propagado: o predomínio do visual sobre a informação escrita. Neste sentido, a informação proporcionada neste tipo de mapa é muito mais direta e simples do que pode ser expressa em um texto ou num quadro estatístico.

Por outro lado, os cartogramas facilitam as comparações entre dados. Obviamente, servem para complementar as explicações de um texto com imagens representativas.

Diferentes modalidades

O cartograma com contiguidade é aquele em que a área geográfica representada aparece distorcida, mas compacta. Por exemplo, em um cartograma sobre a densidade populacional da América Latina, todos os países são representados unidos, mas seu tamanho depende da densidade de cada país.

O cartograma sem contiguidade é aquele em que a imagem de um território se divide em partes e estas são coloridas para indicar uma informação mais específica. Por exemplo, em um cartograma dos países da União Europeia, segundo suas ferrovias as nações estariam separadas e em cada uma delas seria indicado o dado concreto de quilômetros de vias férreas.

Por último, no cartograma de Dorling eram utilizadas figuras geométricas para representar áreas geográficas.

Imagem: Fotolia. armo

Relacionados:

  1. Mapa Político
  2. Mapa Coroplético
  3. Mapa Topográfico
  4. Georreferenciamento
  5. Mapa do Crime
  6. Cartografia
  7. Mapa Geológico
  8. Atlas Geográfico
  9. Geobotânica
  10. Tríplice Fronteira