Conceito » Tecnologia » Criptograma

Criptograma - Conceito, o que é, Significado

O criptograma é uma escritura em código. Normalmente, cada sinal utilizado neste tipo de mensagens corresponde a uma letra do alfabeto. Desta maneira, um número ou uma imagem equivalente a um determinado sinal do alfabeto. Se olharmos à etimologia da palavra, criptograma vem do grego, mais especificamente cryptós, que significa oculto e grama que quer dizer representação gráfica. Deve-se ressaltar que quando algo é indecifrável ou muito difícil de entender dizemos que é algo críptico ou enigmático.

A resolução de um criptograma envolve sempre decifrar algo que inicialmente se apresenta como um enigma. O conhecimento que estuda estes códigos é a criptografia.

A origem histórica dos pictogramas

Atualmente, o pictograma é utilizado como um exercício intelectual destinado ao lazer. Neste sentido, se parece com o significado do antigo hieróglifo. No entanto, esta modalidade de escrita era usada antigamente para manter em segredo certas informações que antes não eram conhecidos por alguma razão.

Nesta perspectiva, os criptogramas são eficazes para que um grupo religioso que estivesse perseguido pudesse manter em segredo suas atividades. Desde os tempos mais remotos a estratégia militar dos exércitos tem recorrido a este tipo de linguagem codificado para esconder informação aos exércitos inimigos.

O Manuscrito Voynich é o criptograma mais enigmático existente

Estima-se que este manuscrito foi escrito cerca de 500 anos atrás. Não se sabe quem o escreveu e, acima de tudo, é completamente ignorado o significado do alfabeto usado em sua escrita. A propósito também se desconhece o propósito dos seus desenhos.

O nome do manuscrito se deve ao lituano Wilfrid Voynich, especialista em manuscritos antigos que adquiriu este livro em 1912. Atualmente, o manuscrito original pode ser encontrado na Biblioteca da Universidade de Yale, mais especificamente na biblioteca Beinecke que se dedica à raridade de livros. Desde a sua descoberta vários criptógrafos têm tentado decifrar o seu verdadeiro significado. Apesar dos esforços, o manuscrito Voynich permanece sendo um mistério.

A criptografia é um antecedente da linguagem informática

A maioria das operações efetuadas através da Internet está protegida por um complexo mecanismo de criptografia e descriptografia com base em combinações matemáticas de números primos. Por este motivo, na terminologia da computação se fala em criptografar códigos e a disciplina que aborda esta atividade é conhecida como criptografia informática.

Imagem: Fotolia. cosma

Relacionados:

  1. Cripta
  2. Alfabeto Fonético Internacional
  3. Alfabeto Grego
  4. Criptografia
  5. Escrita Hierática
  6. Etimologia
  7. Manuscrito Voynich
  8. Escape Room
  9. Asterisco
  10. Números Egípcios