Conceito » Tecnologia » Metadados

Metadados - Conceito, o que é, Significado

Às vezes é necessária uma ajuda extra para interpretar os dados informáticos dentro de contexto adequado. Este suporte, também abordado em "forma" de dados, é o que chamamos de metadados.

Consiste em informação anexa aos dados que nos ajudam a interpretá-los.

Um exemplo simples do uso deste recurso seria a informação anexada aos arquivos PDF ou DOC contida nos mesmos arquivos e que indicam, entre outras informações, o autor do documento, a data e a hora de sua criação, alem do detalhe de sua última modificação.

A data e a hora estampada nas fotos também constitui o uso de metadados, além da localização geográfica que as câmeras modernas são capazes de executar para cada imagem

Ainda um terceiro exemplo de metadados seriam as etiquetas (tags) com palavras-chave que aparecem ao lado de um artigo de blog ou site e que ajudam a classificá-lo em pesquisas posteriores.

Conceitualmente, os metadados se tornariam como o índice de um livro, que nos ajuda a localizar os diferentes conteúdos e acessá-los.

Assim, os metadados podem descrever a estrutura do conjunto de um dado principal, oferecer informação e descrição, ou ainda constituir informações adicionais de tipo estatístico ou de controle.

São especialmente úteis quando se trata de classificar a informação contida para sua posterior recuperação.

Os metadados não costumam ser importantes - nem sequer consultados - para o usuário final, mas sim para o sistema que lida com a informação

É por isso que, nos arquivos informáticos, os metadados são muitas vezes "ocultos", mesmo que se possa encontrar uma opção para vê-los.

Os metadados que acompanham uma informação podem variar ao longo do tempo, mesmo que não sejam os dados principais e para incorporar uma nova informação relacionada a um contexto mutante.

Outra característica dos metadados é que eles sempre residem armazenados no mesmo lugar que os dados.

Antes falamos sobre arquivos informáticos que contêm metadados e podemos afirmar que o mesmo passará com as páginas da web que para determinado conteúdo dispõem de metadados em forma de rótulos ou outros no mesmo arquivo HTML.

Os metadados também podem representar um problema de segurança, já que por não constar explicitamente podem armazenar alguma informação que não desejamos

Por exemplo, no caso de uma fotografia da qual não queremos divulgar sua localização por motivos de segurança, é possível que o arquivo de imagem contenha os dados da localização geográfica, caso a câmera utilizada tenha essa capacidade.

Por isso, nos dispositivos que são susceptíveis à manipulação de dados sensíveis, vale a pena estudar quais metadados podem ser anexados ao sistema, bem como os aplicativos a serem usados, de modo que não deixem rastros que não queremos.

Imagem: Fotolia. Nychytalyuk

Relacionados:

  1. Histórico Clínico
  2. DCIM, DSC, IMG (arquivos)
  3. Dados
  4. Inferência
  5. Rede Social
  6. Arquivo
  7. Hermenêutica
  8. Georreferenciamento
  9. Big Data
  10. Citação Textual