Nasceu com o Twitter e se propagou como sinônimo de assuntos do momento para qualquer uso, em qualquer contexto, fora das redes sociais, para mostrar as conversas que ocorrem em qualquer lugar. É o chamado trending topic ou tópico em tendência.
Historicamente, o trending topic nasceu da contagem de tweets realizados com um hashtag determinado. Os hashtags mais tuitados são chamados de trending topic.
Além de uma lista dos temas mais falados em todo o mundo, o Twitter também mantém uma lista nos países em que está presente e nas cidades mais populosas do mundo, de forma que é importante sempre personalizar sua lista de trending topic para responder seus interesses geográficos, sejam eles locais ou globais.
Para modificar a fonte que o Twitter utiliza para mostrar a lista de trending topics, basta clicar no link Alterar ao lado do título “Tendências” que se encontra à esquerda da interface da web.
Uma vez realizada esta ação, podemos buscar e escolher um país específico, os trending topics globais, ou então determinar as tendências registradas pelos tweets de uma cidade em particular, escolhida por proximidade geográfica ou por vontade pessoal.
Fazer com que um hashtag se torne um trending topic foi o objetivo de muitas ações promocionais da web, desde partidos políticos e manifestações, até programas de televisão e reivindicações cívicas, passando pelos mais variados objetivos e motivações.
Na verdade, a importância dos trending topic é tanta que superou notavelmente o campo das redes sociais para tornar-se uma expressão de nossas conversas diárias, usadas para referir a um tópico do momento.
Assim, dizer a um amigo que tal coisa ou outra é um trending topic equivale a dizer sobre um assunto mais falado no momento.
Imagem: Fotolia. CurvaBezier
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (dez., 2017). Conceito de Trending Topic. Em https://conceitos.com/trending-topic/. São Paulo, Brasil.