Juízo de Valor - Conceito, o que é, Significado

O juízo é uma opinião, um parecer ou uma avaliação que um indivíduo faz sobre algo ou alguém e da qual determinada normalmente se é bom ou ruim, verdadeiro ou falso, confiável ou não, a partir do seu ponto de vista.

A influência das características pessoais

Entretanto, o juízo de valor não é diferente da avaliação que uma pessoa faz sobre algo ou alguém e que é resultado de submetê-la a suas ideias, valores pessoais, experiências, crenças e ambientes particulares.

Ou seja, as pessoas nascem e se desenvolvem em determinado contexto que naturalmente ressaltam sua personalidade, a maneira de perceber o mundo, entre outras questões. Então, além de fazer com que cada indivíduo seja diferente do outro e ainda mais sobre aquele que nasceu e se desenvolveu em circunstâncias totalmente opostas, incide no modo como os fatos ou as pessoas são julgadas.

Quando somos criados em uma família hiperconservadora não vemos bem e com bons olhos que nossa filha decida ir morar com o namorado sem se casar. Outro caso é quando estamos inseridos dentro de um círculo muito religioso, que nos tendencia a avaliar tudo do ponto de vista da religião católica, neste caso somos guiados por seus preceitos na hora de aceitar ou rejeitar determinados fatos.

Na maioria das vezes os juízos de valor estão vinculados a ideias, decisões, comportamentos, assim, estima-se que são bons, ruins, úteis ou inúteis.

Predomínio da Subjetividade sobre a verdade

Como dizíamos, o juízo de valor dispõe de uma carga subjetiva fundamental e importantíssima. É por isso que esse juízo emitido por alguém deve ser levado em conta, saber de quem procede e entender que tal pessoa chega a esse juízo como resultado de suas crenças, experiências e entorno.

Esta situação mencionada deve ser levada em conta especialmente quando o juízo de valor emitido por uma pessoa sobre algo ou alguém é certamente ruim ou condenável e acaba afetando a pessoa em questão. Em muitos casos, isso se deve a avaliações muito pessoais, que inclusive podem estar totalmente distantes da verdade ou da coerência.

Por isso, devemos levar em conta este aspecto e não nos render diante de um juízo de valor, que é apenas uma visão muito particular que alguém tem da vida.

Imagem: Fotolia. Bobboz

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: