Conceito » Educação » Escatologia

Escatologia - Conceito, o que é, Significado

A escatologia é um termo que provém do grego e está formado por duas partes: éskatos que significa o último ou o final e, por outro lado, logia que quer dizer estudo ou conhecimento. Consequentemente, a escatologia é a disciplina que estuda as causas finais ou as últimas realidades. Quando esta ideia está projetada sobre o Cristianismo, a escatologia cristã é um ramo da teologia que reflete sobre o significado final da existência.

Na religião cristã

Éskhatos em grego expressa uma ideia concreta: uma realidade que não existe mais. A partir deste conceito, os cristãos introduziram uma disciplina teológica mais específica: a Escatologia. Do ponto de vista cristão, esta disciplina se refere ao fim da história da humanidade. Desta forma, seus principais temas são: o fim do mundo, o juízo universal, o purgatório e a vida celestial.

Isto significa que a escatologia aborda todas as questões que vão além da morte

Ao considerar o que vai além da morte é inevitável, devemos fazer um balanço sobre aquilo que permanece após o fim da vida. Em outras palavras, se existe um fim da vida e da humanidade é lógico que nos perguntem sobre o significado da vida terrena. Neste sentido, quando uma atividade ou um relacionamento pessoal termina, também nos perguntamos o que permaneceu diante disso.

As perguntas que se referem ao que fica de algo após o seu final são aplicadas a qualquer dimensão humana, seja uma ruptura sentimental, o fim da própria existência ou o desaparecimento da humanidade.

O objetivo da escatologia cristã é ajudar o homem a encontrar seu verdadeiro caminho

Para os teólogos cristãos, as perguntas escatológicas fazem parte da natureza humana. Por outro lado, as perguntas relacionadas ao final dos tempos servem para refletirmos sobre nossa própria existência e darmos importância às coisas que têm um verdadeiro valor.

Várias passagens da Bíblia se referem ao final dos tempos. Apesar deste anúncio, os seres humanos não sabem quando o final irá chegar. Definitivamente as perguntas escatológicas são algo mais do que simples perguntas, pois através delas podemos encontrar um significado para a vida terrena.

Na teologia cristã, afirma-se que a pessoa que vive próxima a Deus e que segue seus ensinamentos não tem motivos para ter medo quando se depara com este tipo de pergunta escatológica.

Imagem: Fotolia. Adam

Relacionados:

  1. Mundano
  2. Cristologia
  3. Cristianismo Primitivo
  4. Neófito
  5. Universalismo
  6. Gnosticismo
  7. Teleologismo
  8. Propedêutica
  9. Iconologia
  10. Panenteísmo