Conceito » Educação » Imagens Sensoriais

Imagens Sensoriais - Conceito, o que é, Significado

O rótulo “imagens sensoriais” é utilizado para mencionar o grande leque de representações ou ideais que tem relação com os sentidos. Desta maneira, um texto literário apresenta uma série de palavras que permitem ao leitor elaborar uma imagem mental de algum tipo. Estas imagens podem ser visuais, auditivas, táteis, gustativas ou olfativas.

Todas elas são utilizadas como recurso literário para proporcionar beleza e expressividade a um texto. Os anúncios publicitários também recorrem a imagens sensoriais para despertar o interesse dos consumidores.

Imagens visuais, auditivas, táteis e olfativas

Certas palavras permitem ao leitor traçar uma imagem da realidade. Neste sentido, fala-se de "poetas visuais", da relação entre a escrita e a imagem visual ou do discurso visual.

Os poetas recorrem a combinações de palavras com uma dimensão auditiva para sugerir algum som. Assim, se um poeta fala sobre a "melodia do rouxinol" ou do "sopro do vento de outono", o leitor cria em sua mente uma imagem com certa sonoridade.

Através das palavras é possível sugerir todo tipo de textura

Assim mesmo, a textura de um material permite recriar uma sensação táctil especial. Desta maneira, quando se diz "um revestimento macio" ou "um metal frio" indica a capacidade de cada tipo de textura para sugerir sensações.

O sentido do olfato também pode ser estimulado através das palavras. De fato, muitas palavras fazem alusão ao odor, como o podre, o fedorento, o aromático ou a fragrância. O romance "O perfume: história de um assassino", de Patrick Suskind, é um claro exemplo da estreita relação entre o olfato e a palavra.

No romance “Como água para chocolate”, de Laura Esquivel, o sentido do gosto (paladar) adquire um protagonismo particular.

A romancista mexicana se refere aos sabores e odores de tal forma que o leitor sente como se fossem reais. Na verdade, a descrição da comida se torna um recurso literário de grande sensualidade e beleza.

A sinestesia na literatura consiste em mesclar diferentes imagens sensoriais

As diferentes sensações transmitidas através das palavras também podem ser combinadas. Quando isso acontece ocorre uma metáfora sinestésica, como o "verde doce", a "carícia rosada", o "vermelho picante" ou o "silêncio branco e suave".

Imagem: Fotolia. romaset

Relacionados:

  1. Texto Poético
  2. Paratexto
  3. Literário
  4. Imagem de Satélite
  5. Poluição Visual
  6. Apóstrofe
  7. Parágrafo
  8. Infografia
  9. Poluição Sonora
  10. Poema