Conceito » Ciência » Imagem de Satélite

Imagem de Satélite - Conceito, o que é, Significado

Os satélites artificiais que orbitam no espaço têm várias funções, tais como emitir sinais de telecomunicações, coletar informações com fins estratégicos ou para prever os padrões climáticos. De qualquer forma, os satélites coletam imagens que permitem analisar todo tipo de realidade.

Falando de imagens, não se deve confundir o que é uma imagem de satélite de uma fotografia. A imagem é qualquer representação gráfica que identifica e registra a energia eletromagnética, assim como a fotografia depende da luz. Portanto, uma fotografia é um tipo particular de imagem.

Como sabemos hoje, as imagens de satélite começaram a ser utilizadas no final da década de 1950, quando as plataformas de satélite substituíram os sensores eletrônicos das aeronaves. Nesse sentido, houve uma revolução no mundo da meteorologia, no setor das telecomunicações e na estratégia militar.

Aspectos técnicos das imagens por satélite

Os pixels das imagens têm um tamanho fixo e se correspondem a uma área específica do terreno.

Os sensores de imagens de satélite detectam diversas informações dentro da categoria de comprimento de onda. Normalmente, para visualizar uma imagem são empregadas faixas digitais com as três cores primárias: o vermelho, o verde e o azul.

As vantagens das imagens de satélite

Em primeiro lugar, trata-se de imagens que podem ser obtidas de forma rápida e imediata. Na verdade, atualmente pode ser feita de forma instantânea através da internet.

Permitem conhecer áreas de grande extensão a um baixo custo

É possível ter acesso a lugares muito remotos, uma vez que a partir do espaço desaparecem as fronteiras e isso permite que seja possível captar qualquer lugar do planeta por mais remoto que seja.

A informação das imagens pode ser combinada com outros sistemas de informação, como os SIG ou Sistemas de Informação Geográfica.

Do ponto de vista da curiosidade humana, estas imagens nos permitem um movimento virtual como se realmente estivéssemos em um lugar real.

Apesar das vantagens deste tipo de imagem, deve-se levar em conta que a imagem obtida apresenta uma série de interferências que perturbam a informação.

Imagem: Fotolia. Riko Best

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: