Identidade Pessoal - Conceito, o que é, Significado

Identidade-PessoalA identidade permite que uma pessoa possa ser reconhecida, consequentemente, a identidade pessoal define um indivíduo. Devemos ter consciência da importância de identidade, uma vez que temos memória e sem ela seria impossível nosso próprio reconhecimento. De fato, quando uma pessoa perde a memória significa que ela perde sua própria essência.

A identidade pessoal passa a ser desconhecida quando mudamos do ponto de vista físico e cognitivo, mas é evidente que o processo de transformação não se altera quando temos a convicção de que somos a mesma pessoa em todo momento. Isso é uma ideia contraditória, uma vez que mudamos a cada dia e ao mesmo tempo não mudamos em nada.

Para ter um critério de identidade pessoal é necessário desenvolver o conceito de intimidade, pois esta se adquire na infância a partir do momento que uma criança aprende a distinguir uma ideia em relação aos outros

Quando se consolida a noção do “eu”, o sujeito começa a compreender quem ele realmente é. Vamos pensar e observar ao nosso redor, o ser humano possui um corpo físico com sentimentos e ideias em relação ao seu interior. É uma espécie de diálogo íntimo e esta característica é uma parte de nossa identidade pessoal.

Em outro sentido, a identidade de nacionalidade é adquirida a partir do momento que se pertence a uma família ou grupo social

Nossa individualidade pode ser compartilhada pelos demais e os fatores externos determinam a percepção individual sobre quem somos. A nacionalidade, a língua e as tradições são traços culturais interiorizados por cada um de nós.

Do ponto de vista externo, existem dados pessoais que envolvem a descrição da própria identidade. Embora seja em um sentido técnico e inclusive administrativo, o conjunto de informações relacionadas a si próprio influencia notavelmente a autoconsciência. Temos um nome, uma data de nascimento e uma série de dados que transmitem informação sobre a própria individualidade.

Há um componente biológico no conceito da identidade pessoal

Não apenas pelos traços físicos externos, mas por nosso corpo expressar uma parte daquilo que somos como pessoas. O conhecimento do genoma humano iniciou um novo caminho na definição do ser humano, consequentemente, é possível determinar quais fatores biológicos determinam nossa personalidade.

Por último, devemos saber que o ser humano é o único organismo vivo capaz de pensar sobre si mesmo, mais precisamente, sobre sua identidade pessoal.

Imagem: 1.Web, 2.Fotolia. agsandrew

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: