Identidade Coletiva - Conceito, o que é, Significado

Cada indivíduo é membro de uma comunidade. Seus familiares, amigos, vizinhos e concidadãos formam um ambiente humano e todos eles compartilham certos laços culturais e emocionais. Esses laços configuram a identidade coletiva de um povo. A identidade coletiva é, em poucas palavras, o que diferencia um grupo humano de outro.

Elementos da identidade coletiva

A presente realidade de um povo é a consequência de seu passado. Assim, os fatos históricos mais importantes relacionados a um coletivo permitem explicar sua evolução ao longo do tempo. O caso da identidade judaica é paradigmático, pois sua cultura e religião não poderiam ser entendidas sem saber sua história.

A língua de um povo é outra de suas características particulares

Vamos dar o exemplo da Argentina, em sua identidade nacional, sua língua oficial é o espanhol. Porém o espanhol falado em certas partes do país apresentam outros elementos, como o lunfardo, a influência do italiano e do guarani.

Um grupo humano constrói sua própria identidade quando, além de sua história e linguagem, compartilham uma série de elementos culturais: símbolos, tradições populares, folclore, gastronomia, senso de humor, etc.

O debate sobre a identidade coletiva

Embora este conceito seja comumente usado (todos nós temos uma identidade coletiva), não está isento de polêmica. Vamos ilustrar este fato com várias reflexões e exemplos:

1) A ideia de que a identidade de um grupo humano está associada a um território é imprecisa, uma vez que os ciganos, os judeus, os curdos e outros povos possuem traços comuns, mas não têm um único território;

2) Nem todos os indivíduos fazem parte de uma identidade coletiva, pois algumas pessoas se autodenominam cidadãos do mundo ou cosmopolitas;

3) O conceito identidade coletiva está relacionado com alguns episódios históricos da xenofobia. Na Atenas do mundo clássico, os atenienses eram considerados "cidadãos de segunda classe", na Alemanha nazista apenas os autênticos arianos gozavam de reconhecimento social e alguns cidadãos franceses de origem magrebe não estão integrados em seu próprio país. Estes exemplos nos fazem lembrar que a ideia de identidade coletiva pode ser usada para criar um clima de tensão social;

4) Um critério de identidade coletiva fundamentalista se torna uma ferramenta perigosa que pode atentar contra a liberdade e a identidade individual.

Imagem: Fotolia. filipefrazao

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: