Conceito de Identidade Nacional

Gemma Alvarado | Agosto 2023
Lic. em Psicologia. Mestre em Humanidades

A identidade nacional como conceito refere-se ao sentimento de pertencer que uma pessoa tem em relação a uma nação com todas as características que isso implica. Tal conceito tem um significado psicossocial. Por um lado, a identidade como conceito psicológico advém inicialmente de um processo de desenvolvimento de uma pessoa, ou seja, a identidade é gestada desde os nossos primeiros anos, e uma vez desenvolvida uma pessoa pode ter um nível de pertença a um grupo ou entidade (Bejar e Capello, 2009:5). Por outro lado, o conceito de nação sugere o agrupamento simbólico correspondente a certas características como território, símbolos, língua, cultura, etc.

Para que essa identidade se desenvolva, é necessário um ambiente social (inicialmente a família) que encoraje a pessoa em maior ou menor grau a sentir que pertence a essa ideia de nação, bem como a presença constante na vida da pessoa dessas características que compreendem o que é um Estado-nação.

Elementos que intervêm na identidade nacional

São vários os elementos que são parte fundamental não só daquilo que conhecemos como Nação, mas também têm um papel determinante para que uma pessoa possa desenvolver uma forte identidade nacional ao longo da sua vida. Os mais significativos estão listados abaixo:

1. Território: a porção de terra determinada e reconhecida como parte de uma nação. Existe um importante sentimento de pertencimento não só por residir numa nação, o território também implica a localização geográfica, o clima, etc. Viver em um lugar quente ou em uma área extremamente fria também afeta a construção de uma identidade nacional.

2. Língua: A língua ou línguas faladas dentro de uma nação é de extrema importância, não só pelo simples ato de se comunicar, como também pela presença e uso de adjetivos pátrios e conceitos exclusivos daquela região independente do fato da língua ser compartilhada com outras nações. Seu significado e conotação na conversa cotidiana permitem que se dê um sentido de identidade, pois há um entendimento entre os compatriotas.

3. História: A história de uma nação é extremamente importante. A ligação de uma pessoa com seu passado como nação confere uma identidade com os acontecimentos ocorridos na nação anos ou séculos atrás. Podemos citar como exemplos: o impacto de uma ditadura, guerras, processos de independência nacional, etc. Eles afetam a identidade nacional e o que a pessoa reconhece como pertencente à sua nação.

4. Simbolismo: Existem duas formas de simbolismo, uma delas são os símbolos nacionais, ou seja, o que inclui hinos nacionais, bandeiras, escudos. A segunda forma são aqueles simbolismos gerais que estão integrados na identidade nacional: flora, fauna, clima, personagens emblemáticos, lugares, etc.

Identidade nacional: nacionalismo vs globalização

A identidade nacional tem uma enorme importância na vida de uma pessoa, é graças a ela que uma pessoa se constitui como cidadã e se desenvolve o sentido de civilidade e de pertencimento à sua comunidade e ao resto da sua nação. Quando uma pessoa se sente profundamente enraizada em uma nação, ela tem suficiente compromisso para cumprir certas obrigações impostas pelo Estado-nação e, por sua vez, exigir os direitos que lhe correspondem. Sem a identidade nacional, não haveria motivação para uma pessoa cumprir de forma significativa com o avanço e o desenvolvimento de uma nação.

Nos últimos anos, a identidade nacional tem sido colocada em debate, uma vez que se considera que pode conduzir a um forte sentimento de nacionalismo. Nestes tempos em que a globalização está presente em todas as nações e em meio aos fortes processos migratórios, existem grupos de pessoas que exacerbam o “pertencer” a uma determinada nação para fomentar uma atitude excludente e até violenta para com aqueles que não partilham a mesma nacionalidade. A rivalidade entre nações que incentivam o fanatismo, a violência e o extermínio de outras nações também é um exemplo de problemas onde a identidade nacional tem sido tomada de forma negativa.

A verdade é que a identidade nacional cumpre uma função fundamental no processo de desenvolvimento de uma pessoa nestes tempos de modernidade, mas exige que a consciência social de que coexistimos com outras nações e de que cada um de nós tem sua própria organização e identidade, não devendo haver exclusão de outras pessoas por terem uma nacionalidade diferente.

Artigo de: Gemma Alvarado. Licenciada em Psicologia. Mestre em Humanidades pela Universidade Autônoma do Estado de México.

Referencia autoral (APA): Alvarado, G.. (Agosto 2023). Conceito de Identidade Nacional. Editora Conceitos. Em https://conceitos.com/identidade-nacional/. São Paulo, Brasil.

  • Compartilhar
Copyright © 2010 - 2024. Editora Conceitos, pela Onmidia Comunicação LTDA, São Paulo, Brasil - Informação de Privacidade - Sobre