Estas siglas fazem referência a uma multinacional britânica do setor financeiro, mais especificamente a Hong Konk e Sanghai Banking Corporation. Embora esta entidade tenha sido fundada oficialmente em 1991, vem operando desde 1865. Sua sede principal se encontra localizada em Londres e sua identidade corporativa é um símbolo hexagonal inspirado na cruz de Santo André, o patrono da Escócia.
No plano internacional, presta seus serviços a 40 milhões de clientes em 70 países. É um dos principais indicadores de ações tanto na bolsa de Londres como na de Hong Kong.
Em 2014, obteve um lucro líquido de aproximadamente 5 bilhões de dólares. De acordo com seus ativos, em 2018 foi declarado o sétimo banco do mundo e segundo a capitalização do mercado de ações ocupa o oitavo lugar no setor bancário.
Conta com 266.000 empregados em suas diversas sedes. Uma de suas principais delegações é a Torre HSBC da capital mexicana. Em 2017 foi escolhido o melhor banco de comércio internacional da Argentina.
O comércio internacional é o eixo central das diversas atividades financeiras do HSBC (um milhão de dólares é processado por minuto em operações relacionadas ao comércio global e sua intermediação representa 14% de todo o mercado global do planeta).
A origem desta entidade se deu em 1865, quando o escocês Thomas Sutherland fundou um banco local em Hong Kong com o propósito de agilizar a atividade financeira entre a colônia britânica e os mais variados mercados financeiros da Ásia.
Em poucos anos, a entidade se tornou o principal motor financeiro do continente asiático. O banco de Hong Kong teve um papel de destaque nas guerras do ópio.
O que estimulou o conflito foi a introdução na China do ópio cultivado na Índia, da qual era comercializado pela Companhia Britânica das Índias Orientais. O comércio de ópio era uma importante fonte de renda para os britânicos, pois permitia equilibrar sua balança de pagamentos com a China (a Grã-Bretanha tinha que compensar os gastos que vinham dos impostos do chá chinês).
O engenheiro de sistemas Hervé Falciani trabalhou em uma filial da instituição financeira e sua informação tem sido muito relevante para tornar público as irregularidades do HSBC.
Os tribunais de justiça de vários países, um comitê do Senado dos Estados Unidos e diversas investigações jornalísticas estão relacionados ao HSBC e algumas de suas filiais a várias atividades ilícitas: lavagem de dinheiro, narcotráfico, fraude fiscal e intermediação financeira ilegal.
Muitas destas acusações estão relacionadas com as revelações de Hervé Falciani, um ex-empregado da filial suíça do HSBC.
Imagens Fotolia: xunantunich, annzakharchenko
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (nov., 2018). Conceito de HSBC. Em https://conceitos.com/hsbc/. São Paulo, Brasil.