O termo hermenêutica deve ser entendido dentro do contexto da filosofia, mas também da teologia e daqueles saberes necessários para interpretar um texto. A palavra hermenêutica é de origem grega e literalmente significa esclarecer e traduzir. Quando se aplica esta ideia a um texto, a hermenêutica equivale ao processo de esclarecimento de um texto e, portanto, à interpretação de seu conteúdo.
Quando pensamos em certos textos filosóficos da antiguidade ou das escrituras sagradas surge um problema: como devem ser interpretados. De maneira sucinta há duas maneiras de entender a hermenêutica como disciplina que interpreta um texto:
1) uma interpretação literal baseada na análise das palavras e seu significado;
2) uma interpretação doutrinal, ou seja, a partir de uma concepção do mundo, por exemplo, no cristianismo se analisa o conteúdo de um texto.
Alguns estudiosos consideram que a arte de interpretar deve partir de um conhecimento prévio de dados (dados históricos, geográficos, linguísticos, etc.). Apenas conhecendo os dados é possível compreender o seu verdadeiro sentido em determinado texto.
Uma análise hermenêutica permite que o trabalho de um autor se torne mais conhecido do que o próprio autor saiba sobre ele. Neste sentido, isso é possível porque a hermenêutica como técnica de conhecimento parte de um elemento que falta ao autor de uma obra: a consciência histórica (apenas há consciência histórica se houver tempo suficiente para entender algo, assim como o autor de um texto vive imerso em seu próprio tempo e carece de perspectiva).
As ciências podem ser divididas em dois grandes grupos:
1) as ciências da natureza, como a biologia e a geologia;
2) as ciências de espírito, como a teologia, a sociologia e a antropologia. As ciências de espírito têm a particularidade de poder ser interpretadas, pois como não possuem dados suficientes é necessário interpretar algo a mais. E o método para interpretar corretamente este tipo de ciência é o método hermenêutico.
1) o homem não analisa objetivamente a realidade, mas interpreta;
2) não há uma verdade definitiva, pois a verdade é um conceito mutante e sujeito a circunstâncias históricas ou de qualquer outra índole;
3) há uma interação permanente entre o dado particular de uma pesquisa e sua totalidade. (vamos pensar numa passagem bíblica, da qual se entende a partir de uma perspectiva cristã global).
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Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (out., 2016). Conceito de Hermenêutica. Em https://conceitos.com/hermeneutica/. São Paulo, Brasil.