Semântica - Conceito, o que é, Significado

A palavra semântica, dentro da teoria linguística, se refere à interpretação de signos linguísticos e de suas combinações.

Tem sua origem no grego semantikos e pode ser traduzida como “o que tem significado”, portanto, é possível entender a semântica como a ciência que estuda o significado das palavras.

Denotação e Conotação

A semântica pode ser dividida em dois grandes blocos: denotação e conotação.

A denotação é a expressão mais comum aceita de uma palavra, sendo a que habitualmente se encontra em dicionários ou enciclopédias. Enquanto que a conotação está fortemente influenciada por regionalismos e usos inadequados. Trata-se de uma forma secundária da utilização de uma palavra.

Um exemplo disso seria o termo burro que denota um equino, mas que de forma conotativa se refere a uma pessoa tonta.

Campo semântico

Derivado da semântica, encontramos o campo semântico, este que engloba um conjunto de palavras relacionadas a um significado, compartilhando uma série de características comuns. Um exemplo seria o grupo de palavras formado muro, muralha, paredão e cerca.

Um aspecto muito interessante dos campos semânticos é que cada língua enxerga a realidade de maneira diferente, assim que os traços característicos que agrupam as palavras em campos semânticos variam de um idioma para o outro. Em certas ocasiões, o agrupamento de palavras em campos semânticos tem a ver mais com fatores extralinguísticos e históricos do que com a semântica propriamente dita. Um exemplo prático deste fato é que em diversas línguas esquimós podem ser encontrados uma infinidade de termos para referir-se ao que em muitas outras línguas é conhecido simplesmente como neve.

Formalmente, os campos semânticos podem apresentar diversas estruturas, seja um conjunto de formas lexicais com significado definido ou então através de relações semânticas.

De tudo isso, podemos deduzir que uma palavra pode fazer parte de diversos campos semânticos sem nenhum problema.

A semântica lógica

Este ramo da semântica é responsável pelo estudo dos problemas lógicos de significados, baseando-se na interpretação de signos, variáveis, predicados e regras. É por isso que é de interesse especial o campo das ciências matemáticas, já que a matemática lógica permite estabelecer relações estruturais entre diversos elementos que se inter-relacionam entre si, como é o caso dos conjuntos.

Imagem: iStock, strixcode

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: