Conceito » Alimentação » Omelete

Omelete - Conceito, o que é, Significado

A omelete é um alimento feito de ovos, sal e azeite de oliva ou girassol. Embora a palavra omelette seja de origem francesa, emprega-se este vocábulo em países como Estados Unidos e México.

Na Espanha este prato é conhecido popularmente como “tortilla a la francesa” e em alguns lugares é conhecido como “tortilla enrollada”.

Uma receita fácil de cozinhar e muito nutritiva

Seguem os passos de seu preparo:

1) Quebra-se os ovos e em seguida os batam;

2) Adicione uma pitada de sal no ovo batido;

3) Assim que o óleo estiver aquecido na frigideira adicione o ovo batido e comece a mexê-lo até coalhar;

4) A partir da extremidade da frigideira comece a enrolar o ovo com uma espátula até forma uma tortilha.

Como na maioria das receitas, a omelete também tem seus pequenos truques: para deixá-la mais esponjosa adicione leite na hora de bater os ovos ou acrescente uma pequena colherada de água a cada ovo no momento de bater a tortilha.

A omelete pode ser recheada em seu interior com ingredientes variados: queijo ralado, linguiça picante, atum, salsicha, presunto, aspargos, verduras e uma diversidade de opções. De qualquer forma, trata-se de uma receita simples e muito nutritiva. Neste sentido, é um alimento completo, pois contem gorduras, carboidratos e proteínas.

Uma pincelada histórica

Não se sabe com certeza a origem exata deste prato e a origem etimológica da palavra omelete. Deve-se destacar que o preparo de uma omelete não tem mistério e que este prato seja conhecido há milhares de anos.

A denominação “tortilla a la francesa” tem sua própria história e se refere ao período da Guerra da Independência entre espanhóis e franceses em território espanhol. Quando os soldados galos tentavam ocupar a cidade de Cádiz, em 1810, os gaditanos tiveram muitas dificuldades para encontrar comida. Neste sentido, não se podia comer omelete de batata devido à escassez de batatas.

Consequentemente, a omelete de batatas ou tortilla española teve de ser substituída por uma versão mais simples, uma omelete de ovos. Assim, os gaditanos (quem é natural de Cádiz) deram um novo nome a esta omelete, conhecida até hoje como tortilla a la fancesa.

Outros tipos de omeletes

Além da omelete original de ovos e a de batatas, existem outras receitas muito populares. Entre elas podemos destacar as seguintes: a omelete de espinafre; de presunto e queijo; de champignon e queijo, além das clássicas de milho. Como na maioria dos pratos, as omeletes podem ser caseiras ou industriais.

Imagem: Fotolia. M.studio

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: